Sigilo de 100 anos. O que Lula tem a esconder?

Janja da Silva
📷Janja da Silva © Reprodução
🏠Brasil

Prometeu transparência, entregou segredo. Mas relaxa, os gastos da Janja é dinheiro de pinga.

O Presidente Luís Inácio Lula da Silva foi investigado, julgado e condenado em três instâncias por vários crimes de ordem financeira contra o erário público e, mesmo assim, depois que ele foi “descondensado” pelo STF muitos de seus fiéis eleitores falavam que o Lula era seu “ladrãozinho favorito”, uma alusão ao filme “Meu Malvado Favorito”. Portanto, se os seus eleitores não se importaram com os seus crimes horrendos aos seus bolsos, por que eles iriam se importar com os gastos da primeira-dama, já que, diante dos valores exorbitantes que ele desviou, os gastos da Janja é dinheiro de pinga?


O presidente Lula da Silva enfrenta críticas após decretar sigilo de 100 anos sobre os gastos da primeira-dama, Rosângela Silva, a Janja. A decisão levantou questionamentos sobre a transparência do governo, especialmente após Lula ter prometido, durante a campanha, que não recorreria a medidas semelhantes adotadas pelo ex-presidente Jair Messias Bolsonaro. Na ocasião, Lula afirmou que apenas quem tinha algo a esconder impunha sigilos prolongados sobre despesas públicas.

A postura atual contrasta com discursos anteriores do Partido dos Trabalhadores (PT). Gleisi Hoffmann, presidente do PT, à época criticou Bolsonaro dizendo: "Bolsonaro decreta sigilo de 100 anos em assuntos de interesse público e ainda tira sarro com a cara do povo. O povo não admite ser tratado como palhaço". 

Contudo, o governo Lula não só manteve sigilos, como também aumentou os gastos com o cartão corporativo. Segundo reportagem do jornal O Globo, mesmo após críticas ao antecessor, Lula elevou despesas e manteve sigilos de cem anos nos mesmos moldes do ex-presidente, Bolsonaro.

Se o Brasil fosse um país sério – o que não é – nenhum tipo de despesa paga com o dinheiro do contribuinte deveria ser sigilosa, não importando se o Governo é de Direita ou de Esquerda. O nome disso chama-se transparência, porém, para o Governo, sigilo para a o povo, a base da pirâmide, e privilégios para eles, o presidente, seu clãs e apadrinhados.

Por Walter Fontenele | Portalphb

Tecnologia do Blogger.