Parnaíba investe no futuro do Museu do Trem com apoio do DNIT e do IPHAN
📷Técnicos do DNIT e da PMP © Reprodução |
O Museu do Trem do Piauí, um dos símbolos históricos da cidade de Parnaíba, deu mais um passo importante para sua revitalização e preservação. Nesta quinta-feira (12), técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) estiveram no local para inspecionar o acervo do museu. A visita faz parte do processo necessário para a transferência definitiva de todo o acervo à Prefeitura de Parnaíba, um marco para a cidade.
A iniciativa está sendo conduzida pela Superintendência de Turismo (SUPTUR), através do Superintendente, Joca Vidal que, desde 2023, trabalha na formalização do pedido de doação do acervo. Após anos de abandono e perdas causadas pelo vandalismo desde a desativação da Rede Ferroviária, o ex-prefeito Paulo Eudes teve a iniciativa de reunir o que restava do patrimônio, dando origem ao Museu do Trem. Agora, sob a gestão do prefeito Francisco de Assis de Moraes Souza (Mão Santa), o município busca garantir a propriedade legal dos bens do museu e expandir o projeto.
Além do acervo, a Prefeitura de Parnaíba está em tratativas para receber, por meio da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), o terreno e as edificações da Esplanada da Estação. Este patrimônio imobiliário será oficialmente doado ao município, consolidando o espaço como parte do patrimônio público local.
Outro avanço significativo foi à aprovação de recursos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O edital permitirá a contratação de uma empresa especializada para elaborar o projeto arquitetônico de requalificação e revitalização da Esplanada da antiga Estação Ferroviária. O plano inclui a criação de uma biblioteca digital, ampliação do museu, praça de alimentação e um espaço de eventos.
Joca Vidal esclarece que “esse projeto não é apenas uma forma de preservar nossa história, mas também de criar um espaço de convivência moderno e funcional para a população de Parnaíba,” disse.
Com o avanço das tratativas e o início das obras programadas para os próximos anos, o Museu do Trem e a Esplanada da Estação prometem se tornar um novo ponto de encontro cultural e turístico, reforçando o compromisso da gestão municipal com o patrimônio histórico e a valorização da cultura local.
Por Walter Fontenele | Portalphb
Deixe Seu Comentário