Parnaíba Renova Câmara de Vereadores com Novos Mandatos e Aumento de Representantes
📷Sede do Legislativo Municipal © Jornal da Parnaíba |
A Câmara de Vereadores de Parnaíba, no litoral Norte do Estado do Piauí, passará a contar com 19 representantes a partir do próximo mandato, após as eleições realizadas no último Domingo (06). O acréscimo de uma vaga é resultado do crescimento populacional da cidade, conforme os dados do Censo 2023 do IBGE, o que garantiu o aumento de parlamentares, de acordo com a Constituição Federal.
Dentre os atuais 17 vereadores, 76% conseguiram a renovação de seus mandatos, enquanto cinco novos nomes vão ocupar cadeiras na Câmara. Quatro vereadores não conseguiram a reeleição: Carlson Pessoa (MDB), André Neves (MDB), Assis Car (REDE) e Irmão Marquinhos (REPUBLICANOS). Além deles, o vereador Ricardo Veras (MDB) não disputou a reeleição, já que foi candidato a vice-prefeito na chapa de Zé Hamilton Castelo Branco. Em seu lugar, Ricardo Veras apoiou o seu irmão, André Veras (PSD), que não conseguiu a vaga.
Composição Política
A nova configuração da Câmara reflete a pluralidade política do município. Dentre os novos vereadores eleitos, a oposição à atual gestão municipal ganhou força, com figuras como Neta da Kolping (REDE), Renatinho (REPUBLICANOS), Samaronne Pinheirão (MDB) e outros se destacando entre os novatos. No entanto, a base da gestão também garantiu novos aliados, como Francisco Bigode (PL), Ruan Benicio (UNIÃO), Maksuel Brandão (PODE) e Brunão (PL).
Oposição e Situação
Entre os vereadores que conseguiram a reeleição, há tanto membros da base governista quanto da oposição. Geraldinho (UNIÃO), Batista do Catanduvas (PP), Neta Castelo Branco (PP) e Edcarlos Gouveia (PP) seguem apoiando a administração municipal, enquanto nomes como Daniel Jackson (REPUBLICANOS), David Soares (PV) e Joãozinho do Trânsito (MDB) continuarão na oposição.
Novos Nomes e Expectativas
Além da renovação de quatro cadeiras, os eleitores de Parnaíba optaram por trazer novos nomes para a política local. Entre os novatos, destacam-se Neta da Kolping, eleita em oposição à gestão atual, e Francisco Bigode (PL), Ruan Benício (União), Maksuel (Podemos) e Brunão (PL) que promete fortalecer a base governista.
Com a composição diversa, a nova legislatura deve ser marcada por um equilíbrio de forças, onde tanto a base quanto à oposição terão que articular e negociar para avançar nas pautas de interesse da população parnaibana.
Agora, com 19 vereadores, a Câmara Municipal de Parnaíba terá desafios à frente, principalmente no diálogo entre as diversas correntes políticas que se formaram a partir dessas eleições.
Por Walter Fontenele | Portalphb
Deixe Seu Comentário