Dr. Hélio não aceita a derrota e acusa campanha de Francisco Emanuel de ter sido preconceituosa

Dr. Hélio
📷Dr. Hélio © Renato Andrade
🏠Parnaíba (PI)

Nova derrota de Dr. Hélio nas urnas consolida a força e a liderança do Prefeito Mão Santa e da Deputada Gracinha Mão Santa no Piauí.

O ambiente político em Parnaíba, no Norte do Estado do Piauí, voltou a se aquecer após a recente derrota do Deputado estadual Dr. Hélio (MDB), na disputa pela prefeitura do munícipio. Dr. Hélio foi derrotado por uma chapa reforçada pelo grupo do atual prefeito Francisco de Assis de Moraes Souza (Mão Santa), que já havia derrotado o parlamentar com larga vantagem nas eleições de 2020. Na eleição mais recente, realizada em 6 de outubro de 2024, o Deputado foi novamente derrotado, desta vez pelo candidato Francisco Emanuel ("Novo Francisco"), que contou com o apoio direto de Mão Santa, de Adalgisa Carvalho de Moraes Souza e da Deputada estadual Gracinha Mão Santa. Francisco Emanuel (PP) venceu com 59,09% dos votos, contra 30,14% obtidos pelo Dr.Hélio.


Em entrevista concedida à TV Costa Norte no dia 10 de outubro, Dr. Hélio fez duras críticas à campanha de seu adversário, classificando-a como desleal e recheada de preconceito. Segundo o Deputado, a disputa foi marcada por ataques xenofóbicos, devido ao fato de ele ser natural do Canto do Buriti, criando um ambiente tóxico que, em sua visão, feriu os princípios democráticos.

"Foi uma campanha cheia de xenofobia, de discriminação, de ódio. Uma coisa doentia, perigosa. A gestão não aceita discutir o que deve à população, criando factoides e agressões", denunciou o Dr. Hélio. O deputado acrescentou que espera que a Justiça Eleitoral avalie as possíveis irregularidades cometidas durante o período

Todavia, as acusações do candidato derrotado não passaram despercebidas pela Deputada Gracinha Mão Santa, que liderou a campanha de Francisco Emanuel. Em uma nota divulgada logo após a entrevista, Gracinha Mão Santa rebateu as alegações de xenofobia, atribuindo a derrota do candidato do Governador à sua falta de serviços prestados à cidade e à sua desconexão com os eleitores.

"É lamentável a falta de equilíbrio, a falta de limite, as falsas narrativas e o desrespeito do Deputado Dr. Hélio. Ele subestimou os parnaibanos ao achar que a população estava à venda", pontuou Gracinha.

Dr. Hélio acumula sucessivas derrotas eleitorais em Parnaíba, cidade onde decidiu construir sua trajetória como médico anestesista. Nesta última campanha, sua estratégia foi amplamente coordenada pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), que, em uma tentativa de conquistar o eleitorado local, promoveu investimentos rápidos em obras fora do planejamento e orçamento do governo estadual. Além disso, houve um investimento significativo de recursos financeiros destinados à campanha. No entanto, apesar desses esforços, Dr. Hélio não conseguiu cativar o eleitorado parnaibano, que, após oito anos de gestão do prefeito Mão Santa, decidiu seguir junto com o grupo político responsável por obras e avanços que impactaram positivamente no desenvolvimento do município.

Por Walter Fontenele | Portalphb

Tecnologia do Blogger.