Esquema de estelionato e lavagem de dinheiro em Parnaíba é desarticulado após denúncias de consórcios falsos
📷Esquema de estelionato em Parnaíba © Reprodução |
Um esquema de estelionato, lavagem de dinheiro, associação criminosa e crimes contra o consumidor foi desarticulado pela Polícia Civil na manhã desta terça-feira (25/07) na empresa LS Investimentos, localizada na Avenida João Silva Filho, no Bairro Piauí, em Parnaíba. O líder do grupo se trata de Leonardo Gabriel Silva de Sousa, 29 anos, que é o proprietário do empreendimento, que por sua vez, ainda tem uma filial na Praça Piauí, no Bairro Boa Esperança. Foram quatro mandados de prisão temporária e seis mandados de busca e apreensão.
A operação Contemplatus foi liderada pelo delegado Abimael Silva, que informou que também vão responder pelos crimes Eric Costa de Andrade, Luís Roberto de Souza Bitencourt, Fabrine Marques Nascimento. A empresa oferecia cartas de crédito, consórcio de imóveis e de veículos e os contratos eram falsos, bancos falsos, documentos falsos, havia fraudes bancárias.
Leonardo Gabriel de Silva Sousa © Portal Costa Norte |
Entre as facilidades ofertadas era a de entrega de imóvel em 15 dias; mas quando encerrava o prazo, a vítima era comunicada de que tinha contratado um consórcio e deveria continuar pagando. As pessoas tinham de efetuar inicialmente 12% do valor do imóvel que eram destinados a conta pessoal de Leonardo Gabriel. A empresa estava no mercado desde 2019 e no início de 2023 as denúncias começaram a ser registradas junto a Polícia Judiciária, sendo mais de 30 vítimas.
A empresa investia fortemente em anúncios nas grandes mídias e redes sociais. O prejuízo das vítimas passou de R$ 200 mil. As investigações seguiram através da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio de Parnaíba (DEPATRI) com apoio das outras delegacias e da Força Estadual. O caso foi levado para a Central de Flagrantes.
Por Daniel Santos (Portal Costa Norte)
Deixe Seu Comentário