Segunda noite do “XXI Festival São João da Parnaíba” teve Concurso de Bumba-Meu-Boi Infanto

Sinhazinha do Estrela Cadente
📷Sinhazinha do Estrela Cadente © Walter Fontenele
🏠Parnaíba (PI)

A XXI Edição do São João da Parnaíba superou as expectativas no quesito organização e brilho das apresentações.

A segunda noite do “XXI Festival São João da Parnaíba”, realizada nesta quarta-feira (28), no Quadrilhódromo, na Praça de Eventos Mandu Ladino, escolheu o melhor grupo cultural na categoria Bumba-Meu-Boi Infanto e premiou os destaques em vários quesitos. O Festival é uma realização da Prefeitura Municipal de Parnaíba, através da Superintendência de Cultura.

Produtos Longá | Parnaíba

Um Pouco de História

O Bumba-Meu-Boi é uma das mais populares expressões culturais do Brasil. Presente em diversas regiões do país, é uma manifestação que combina música, dança, teatro e festividade, envolvendo personagens marcantes e uma rica narrativa folclórica.

As origens do Bumba-Meu-Boi remontam aos tempos coloniais do Brasil. Acredita-se que a tradição tenha surgido a partir da fusão de elementos culturais africanos, indígenas e europeus.



Uma das principais influências na criação do Bumba-Meu-Boi foi à cultura africana, trazida ao Brasil pelos africanos escravizados, durante o período colonial. Elementos como a música, as danças e os rituais africanos contribuíram para a formação dessa manifestação.



Além das influências africanas, as culturas indígenas também deixaram sua marca no Bumba-Meu-Boi. A relação com a natureza, à presença de animais como o boi e o uso de máscaras e adereços ornamentados são elementos que remetem à rica diversidade cultural dos povos indígenas do Brasil.


Durante o período colonial, os colonizadores europeus trouxeram suas próprias tradições folclóricas, que também contribuíram para a formação da cultura popular do Norte e Nordeste do Brasil. Elementos como o teatro de rua, as encenações cômicas e a presença de personagens caricatos encontram paralelos nas festas populares europeias.





Com o passar dos anos, o Bumba-Meu-Boi evoluiu e se adaptou às características de cada região do Brasil, adquirindo variações e peculiaridades regionais. Assim, surgiram diferentes estilos e nomes para a manifestação, como o "Boi-Bumbá" no Amazonas, o "Boi de Reis" em alguns estados do Nordeste e o "Boizinho" no Maranhão, entre outros.

Mais Fotos das Apresentações:













Nesta segunda noite do “XXI São João da Parnaíba”, apresentaram-se:

- Lua de Prata;
- Estrela Cadente;
- Brilho da Noite;
- Lindo Guerreiro;
- Rei do Gado.

Confira o resultado final:

1º Estrela Cadente 593,8 pontos;
2º Rei do Gado 589,4 pontos;
3º Lindo Guerreiro 587,7 pontos;
4º Brilho da Noite 578,4 pontos;
5º Novo Talismã 573,2 pontos;
6º Lua de Prata 565,8 pontos.

Pajé: Estrela Cadente;
Porta Estandarte: Estrela Cadente;
Amo: Estrela Cadente;
Sinhazinha: Estrela Cadente.

O Concurso de Bumba-Meu-Boi Infanto teve como grande campeão o Grupo Cultural, Estrela Cadente, do Bairro Joaz Souza, que apresentou o tema “Viva o Boi da Criançada”.

O Prefeito, Francisco de Assis de Moraes Souza, Mão Santa, prestigiou a primeira noite do Festival São João da Parnaíba junto com a Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Adalgisa Carvalho de Moraes Souza, e membros da Gestão Municipal.

Referências Bibliográficas:

ANDRADE, Mário de. Danças dramáticas do Brasil. 6ª ed. São Paulo: Martins, 1972.

LIMA, Rossini Tavares de. O Boi-bumbá: subsídios para a sua história. Manaus: Valer, 2006.

RUBIM, Antônio Albino Canelas. Bumba-meu-boi: Patrimônio Cultural do Brasil. Brasília: Ministério da Cultura, 2007.

SODRÉ, Muniz. O terreiro e a cidade: a forma social negro-brasileira. Petrópolis: Vozes, 1988.

SOUZA, Gabriel Soares de. Tratado Descritivo do Brasil em 1587. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1938.

📑Por Walter Fontenele | Portalphb
📷Walter Fontenele

 

 

Tecnologia do Blogger.