Primeira noite do “XXI Festival São João da Parnaíba” atrai grande público ao Quadrilhódromo
📷Junina Balancinha © Walter Fontenele |
A XXI Edição do São João da Parnaíba, uma realização da Prefeitura Municipal de Parnaíba, através da Superintendência de Cultura, superou as expectativas no quesito organização e brilho das apresentações.
A primeira noite do “XXI Festival São João da Parnaíba”, realizada nesta terça-feira (27), levou a Arena do Quadrilhódromo, na Praça de Eventos Mandu Ladino, o melhor da nossa cultura popular e arrastou uma verdadeira multidão, para prestigiar o Concurso de Quadrilhas Juninas Infanto.
Um Pouco de História
Os Folguedos no Nordeste brasileiro são marcados por uma série de tradições, como danças, músicas, comidas típicas e, é claro, as quadrilhas juninas. Essas quadrilhas, conhecidas também como quadrilhas juninas, quadrilhas estilizadas ou juninas, são apresentações coreografadas que retratam cenas do cotidiano rural nordestino.
As origens das quadrilhas juninas remontam às danças europeias, trazidas pelos colonizadores portugueses, tendo o seu nome sido criado com base no termo francês, “Quadrilles”. A dança de quadrilha, originalmente chamada de "contradança", surgiu na França no século XVIII e foi trazida para o Brasil durante o período colonial. Ao longo do tempo, a dança foi se adaptando e incorporando elementos da cultura nordestina, resultando nas quadrilhas juninas, como as conhecemos atualmente.
Com o passar dos anos, as quadrilhas juninas passaram por modificações e ganharam características próprias. A coreografia foi se tornando mais complexa, com passos e figuras específicas e a temática das apresentações passou a retratar o universo caipira e nordestino, com personagens como o noivo, a noiva, o padre, o matuto e a cabocla.
As quadrilhas juninas têm uma grande importância na cultura nordestina, sendo considerada uma forma de preservação e valorização das tradições locais. Além disso, as apresentações das quadrilhas juninas são oportunidades para a comunidade se reunir, fortalecer os laços sociais e celebrar as festividades juninas.
Nesta noite de estreia, disputaram o título de Melhor Junina Infanto:
- Junina Mulekada;
- Junina Criança no Arraial;
- Junina Fogo de Palha;
- Junina Balancinha.
Confira o resultado final:
1º Balancinha – 547,5 pontos
2º Mulekada – 544,5 pontos
3º Fogo de palha – 543,2 pontos
4º Criança no Arraiá – 515,9 pontos
Melhor noivo – Balancinha
Melhor noiva – Balancinha e Mulekada
Melhor marcador – Balancinha
Melhor Rainha – Balancinha
O Concurso de quadrilhas Infanto teve como grande campeã - com nove títulos, em 15 anos - a quadrilha Balancinha, do Bairro Piauí, que apresentou o tema “É São João, viva São Cosme e Damião”, uma temática que abordou à vida dos dois Santos gêmeos e milagreiros.
O Prefeito, Francisco de Assis de Moraes Souza, Mão Santa, prestigiou a primeira noite do Festival São João da Parnaíba junto com a Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Adalgisa Carvalho de Moraes Souza, e a Deputada Estadual, Gracinha Mão Santa.
Referências Bibliográficas:
Santos, Maria do Carmo. "A origem da dança de quadrilha e suas transformações no Brasil". Revista de Folclore, vol. XXIV, 2018.
Cavalcanti, José Antônio. "Festa junina: tradições, música e dança". Editora Nordeste Cultural, 2015.
Amaral, Janaína. "Quadrilha junina: história e tradição". Revista Brasileira de Cultura, vol. IX, 2019.
📑Por Walter Fontenele | Portalphb
📷 Walter Fontenele
📷 Walter Fontenele
Deixe Seu Comentário