Clássico-Rei: Ceará venceu o Fortaleza nos últimos quatro jogos na Série A
📷Fortaleza e Ceará na Arena Castelão © Aurélio Alves |
Fortaleza e Ceará se enfrentaram na quarta-feira (01) em jogo atrasado da terceira rodada do Brasileirão. O confronto marcou o primeiro Clássico-Rei no campeonato e o Alvinegro leva vantagem no retrospecto recente pelo certame nacional, são cinco vitórias sobre o Tricolor do Pici nos últimos cinco jogos. O Ceará venceu pelo placar de 1 x 0 com gol de Klebão.
Desde 2019 o Ceará não sabe o que é perder para o Fortaleza pela Série A, onde obtém 100% de aproveitamento nos duelos realizados nas duas últimas edições. Em 2020, o Vovô venceu o Leão por 1 a 0 no primeiro turno, com gol de Vina, e por 2 a 0 no segundo, com Lima e Cléber balançando as redes.
Em 2021, o time de Porangabuçu repetiu a façanha. A primeira vitória foi por 3 a 1, de virada. Após Tinga abrir o placar para a equipe do Pici no início da partida, o Ceará empatou com Kelvyn ainda no primeiro tempo e virou com os tentos anotados por Cléber e Rick na segunda etapa.
Já no segundo jogo, o Alvinegro fez uma excelente atuação e aplicou uma goleada de 4 a 0 – a maior do Clássico-Rei em jogos pela elite nacional – sobre o Tricolor, com gols de Lima, Yony González e Vina, duas vezes. O colombiano Mendoza contribuiu com três assistências neste confronto.
Neste recorte, o Ceará marcou 10 gols e o Fortaleza apenas um. Balançando as redes três vezes, o meia-atacante Vina é o artilheiro, seguido por Cléber e Lima, que têm dois. Todos estão disponíveis para a partida.
A última vitória do Fortaleza sobre o Ceará pela Série A aconteceu em 2019, em duelo válido pela 32° rodada. Naquela ocasião, ambas as equipes buscavam fugir da zona de rebaixamento e o Tricolor garantiu o triunfo com gol de Wellington Paulista.
Este será o segundo Clássico-Rei na temporada 2022. O primeiro ocorreu pela Copa do Nordeste e terminou empatado em 1 a 1, com gol de Mendoza e Moisés. Assim como na primeira ocasião, o confronto da próxima quarta-feira será com mando do Fortaleza.
Com as duas piores campanhas do Brasileirão, só a vitória interessa para a dupla cearense. Com seis pontos e na 18° colocação, o Ceará busca a vitória para escapar da zona de rebaixamento. O time não vence desde a primeira rodada, quando superou o Palmeiras por 3 a 2 fora de casa, e somou pontos contra São Paulo, Santos e Flamengo.
Já o Fortaleza ainda busca a primeira vitória na competição. Na lanterna e com dois pontos, o Tricolor do Pici está há seis de distância do Cuiabá, o primeiro fora da zona de rebaixamento.
Por Pedro Mailton (O Povo)
Deixe Seu Comentário