Crise Ucrânia-Rússia: parlamentar inglês pede saída de Abramovich do Chelsea
📷Roman, dono do Chelsea. Getty Imagens |
O deputado Chris Bryant, do Partido Trabalhista do Reino Unido, revelou nesta quinta-feira documentos de 2019 do governo britânico que ligam o dono do Chelsea, Roman Abramovich, ao governo de Vladimir Putin. O membro do Parlamento pediu na Câmara dos Comuns que o empresário seja removido do clube inglês, como parte das sanções contra a Rússia pela invasão à Ucrânia.
O parlamentar britânico disse que o bilionário Abramovich já admitiu em processos judiciais que pagou por influência política, e que teria vínculos com o Estado russo e associação com atividades e práticas corruptas. Ele seria um dos 35 oligarcas identificados pela oposição na Rússia como do círculo de apoio de Putin.
Bryant baseou a sua manifestação em documentos vazados do Ministério do Interior, datados de 2019, e questionou a falta de mais investigações sobre Abramovich.
Certamente deveríamos tentar confiscar alguns de seus ativos, incluindo sua casa de 152 milhões de libras. E garantir que outras pessoas que tiveram vistos de nível um como esse não estejam envolvidas em atividades malignas no Reino Unido — declarou Chris Bryant.
Na quarta-feira, o jornal “The Sun” publicou uma matéria informando que Roman Abramovich estaria impedido de morar no Reino Unido, com funcionários da Imigração britânica com instruções para garantir que ele não conseguisse o visto necessário. Essa reportagem motivou a manifestação do parlamentar Chris Bryant.
O bilionário russo retirou um pedido de visto para o Reino Unido em 2018. No mesmo ano, ele adquiriu cidadania israelense, que lhe permite permanecer na Grã-Bretanha por até seis meses. Ele foi visto em Londres em outubro do ano passado. O primeiro-ministro Boris Johnson declarou que Abramovich não foi alvo de medidas direcionadas.
Roman Abramovich assumiu o controle do Chelsea em 2003 e investiu mais de 2 bilhões de libras em quase 20 anos. O time inglês é o atual campeão da Liga dos Campeões e do Mundial de Clubes. Sua fortuna é estimada em 8,4 bilhões de libras.
Por GloboEsporte
Deixe Seu Comentário