Piauí desponta como celeiro de novos talentos do esporte

📷Isabelle disputou em Cascavel
🏠Teresina (PI)

Segundo o professor, treinador e educador físico, Francisco Saraiva das Neves, mais conhecido por Til Neves, que treina 42 alunos de 8 a 15 anos, que fazem parte da Iporanga Canoagem, uma escola que visa a formação de atletas de canoagem.

A Associação Iporanga Clube, segundo Til, foi fundada em 2018, em José de Freitas. Tudo é muito novo para esses atletas que tiveram pouco tempo de treino. Para o campeonato foram seis meses apenas.

Continua depois da publicidade:

"A Iporanga Clube é a primeira escola de canoagem do Piauí, treinamos três vezes por semana na Barragem do Bezerros", diz Til, declarando que o ouro conquistado por Isaquias Queiroz na Olimpíada de Tóquio estimulou o interesse dos adolescentes e também citando a visita à escola do medalhista paralímpico brasileiro na Paralimpiada de Tóquio, o picoense Luiz Carlos Cardoso.

Apoio do Ministério Público

"Somos a primeira escola de canoagem no Piauí", diz Til Neves, destacando o apoio do Ministério Público do Estado, por meio do promotor Dr. Flávio Teixeira, mentor do projeto de canoagem Iporanga e também da Prefeitura Municipal de José de Freitas.

Para 2022, Til Neves planeja participar do Brasileiro e continuar trabalhando. "Temos três objetivos, trabalhar a cidadania, o meio ambiente, pois precisamos do meio ambiente preservado e em terceiro, a formação de atletas", diz, enfatizando que no projeto, a educação é levada a sério. "Visitamos as escolas uma vez por mês para avaliarmos a situação, o comportamento e as notas dos alunos", diz, destacando o apoio do presidente da Associação e coordenador geral de Educação, Veridiano Aguiar.

Til Neves comenta que o impacto da canoagem é grande e importante por não deixar os adolescentes ociosos.

Por Isabel Cardoso (Meio Norte)


 

Tecnologia do Blogger.