Cultura: A Booth Line em Parnaíba
Sede da Booth Line em Parnaíba |
A Booth Line contribuiu para que o Piauí alcançasse a 7ª posição entre os Estados brasileiros em valores exportados, tornando a cidade de Parnaíba uma das principais do norte e nordeste do País.
A companhia de navegação inglesa Booth Line foi fundada em 1866 com o nome de Alfred Booth & Co para prestar serviços para as regiões norte e nordeste do Brasil, incluindo a Amazônia. Em 1881, a Booth Steamship Co. foi formada. Em 1901, a Booth e a Singlehurst's Red Cross Line foram fundidas numa única empresa com o nome de Booth Steamship Co.(1901), Ltd. Ao mesmo tempo, para organizar as operações de reboque e de barcaças no rio Amazonas, a Booth & Co. foi formada e estas pequenas unidades foram transferidas para essa empresa. Em 1911 aIquitos SS Co. e sua frota foram absorvida pela Booth SS Co. Em 1946, a Booth Line foi vendida para o grupo de empresas Vestey Group e, em 1975, todos os navios do grupo foram reunidos na Blue Star Ship Management Ltd, deixando de existir a Booth Line como uma entidade separada.
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A Booth Line fazia transporte de passageiros e cargas entre as cidades de Liverpool, na Inglaterra e Iquitos, no Peru, e sua rota incluía ainda Londres, Havre, Porto, Lisboa, Madeira, Belém e Manaus. A Red Cross Line também incluía em sua rota São Luís, escala mantida pela Booth Steamship por alguns anos e depois excluída da rota devido à distância do Rio Amazonas.
Entre os navios da Booth Line que fizeram a linha entre a Inglaterra e o norte do Brasil, vale registrar o de nome Gregory(2), que naufragou na barra de Tutóia, no Estado do Maranhão (Brasil), em 1920. O Gregory(2), de 2.030 toneladas, foi construído em 1891 e adquirido com o nome de Creswell, em 1899, da JE Bowser (Newcastle), ocasião em que foi rebatizado. Em 1907, foi transferido para a Iquitos SS Co. e, em 1911, retornou para a Booth Line.
A empresa contribuiu fortemente para o desenvolvimento da economia piauiense e maranhense no final do século XIX e início do XX em especial a cidade de Parnaíba. Nesse período, suas atividades de importação e exportação contribuíram de forma significativa para que o Estado do Piauí alcançasse a sétima colocação entre os Estados brasileiros, em valores exportados, tornando a cidade de Parnaíba uma das principais do norte e nordeste do País.
Fonte: theshipslist.com I Editado por Walter Fontenele
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