Cultura: Mestre Ageu, de Parnaíba para o mundo!
Mestre Ageu. F. Carvalho |
A escultura é uma arte que representa ou ilustra imagens plásticas em relevo total ou parcial. Existem várias técnicas de trabalhar os materiais, como a cinzelação, a fundição, a moldagem ou a aglomeração de partículas para a criação de um objeto.
Parnaíba é um celeiro de talentos e um deles é o escultor Ageu Alves de Melo, o Mestre Ageu. Desde a década de 60 que trabalha no ramo, mas foi na década de 80 que ganhou fama, quando apresentou 7 esculturas que retratavam o homem do campo, lavrador, pescador, caçador e vendeu todas por um bom dinheiro, numa Feira de Artesanato na Praça da Graça, promovido pela Cooperativa Artesanal de Parnaíba.
Do gume de seu formão e de outras ferramentas simples surgem formas humanas ou de animais da fauna regional, materializando cenas que revelam a visão do artista a respeito da vida simples do homem do campo, sua principal fonte de inspiração.
Segundo ele, existem peças de sua autoria espalhadas por vários estados brasileiros e até no exterior, como Estados Unidos e Arábia Saudita. Em Parnaíba, esculturas do Mestre Ageu podem ser encontradas no Porto das Barcas, onde há uma galeria com seu nome e em outros locais. Estabelecimentos turísticos como o Hotel Cívico utilizam peças deste artista em suas decorações. “No Hotel Cívico podem ser encontradas a Labineira e O violeiro ambulante”, informou. O primeiro trabalho retrata uma mulher da comunidade Labino, localidade conhecida pela abundância de caju; a segunda dispensa explicações.
Continua depois da publicidade:
Atualmente Mestre Ageu conta com 90 anos e reside na Travessa Pinheiro Machado, 511 - Bairro Rodoviária.
Está concluindo seu livro de poesias, já que também é poeta, que deverá ser lançado muito em breve em Parnaíba.
Com Informações de F. Carvalho
Deixe Seu Comentário