Cultura: Gonzaga Silva

Crédito: Youtube Alessandra Mota.

O artista Gonzaga Silva (Luiz Gonzaga da Silva), nascido em Araioses, no Estado do Maranhão, no ano de 1961, radicou-se em Parnaíba, em 1975 e aqui construiu uma longa história na música parnaibana. Ao todo somando quarenta anos de atividade cultural e no ensino do ofício musical. 

Atuou como professor de música por 15 anos no SESC avenida (1985 a 1999) e na Academia de Artes e Cultura do Piauí (1999 a 2003), além de ministrar aulas particulares em residências de alunos. Atualmente Gonzaga atua no trabalho com shows particulares em festas de casamento, aniversário, bem como em bares e restaurantes da cidade.
Gonzaga Silva, portanto, é professor de música (violão e teclado), cantor e compositor, artista da noite parnaibana e produziu festivais musicais ao longo de sua atuação na cidade.

Continua depois da publicidade:

Na música parnaibana, Gonzaga foi membro fundador do Grupo Cachoeira, no início dos anos 1980. O conjunto marcou época na cidade com shows autorais e com interpretações de músicas de artistas regionais. O Grupo Cachoeira participou do Projeto Torquato Neto, em Teresina, no Theatro 4 de setembro, sendo a única banda de fora da capital a participar do evento. Um dos shows mais simbólicos do Grupo Cachoeira aconteceu em 1º de maio de 1982, no extinto Cine Gazeta, em horário alternativo, às 10 horas da manhã, obtendo lotação total daquela casa, em um show alusivo ao dia do trabalho.

Gonzaga Silva produziu e coordenou a organização dos festivais de música pelo SESC nos anos de 1994, 1995, 1996, 1997 e 1998. As primeiras edições do festival foram denominadas de MPB SESC. Depois o mesmo festival foi nomeado de Musicando e, por último, chamado de Festival SESC OURO e marcou época na música parnaibana e regional nos anos 1990. 

À frente do Festival SESC OURO, Gonzaga fez a produção e coordenação geral da gravação do disco com as 12 melhores canções do festival, em 1996. O disco "Sesc Ouro" foi gravado na capital piauiense, no estúdio Escandinavum e foi amplamente divulgado na cidade, obtendo boa repercussão.

Gonzaga Silva foi premiado enquanto compositor, com as canções "Fruto da terra" (2º lugar do MPB SESC 1994); "Terra pra plantar" (2º lugar no MPB SESC 1995). Quanto às suas músicas gravadas, Gonzaga teve a música "A cor de delta" fazendo parte do CD "Parnaíba Nosso Porto", lançado pela secretaria de Cultura de Parnaíba, no ano de 2002, interpretada pelo próprio Gonzaga Silva. 

A canção "Olhos da cidade", de Rinaldo Barros e do grupo Cachoeira, foi gravada no disco "Porto das Barcas". No mesmo disco, Gonzaga Silva teve gravada a música "Fruto da terra", de sua autoria com a interpretação do artista Geny (já falecido).

Youtube de Alessandra Mota

Fonte: mapacultural.parnaiba.pi.gov.br

Tecnologia do Blogger.