Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil

O sol brilha para todos?

As pré-candidaturas a uma vaga no Legislativo de Parnaíba começaram a pipocar nas redes sociais e nos bate papos entre grupos de amigos e correligionários. Muitos dos pré-candidatos já são velhos conhecidos e só aparecem mesmo em período eleitoral, por ironia do destino, o slogan do "vereador que só aparece de quatro em quatro anos", divulgado à exaustão por alguns, serve também para eles.

O que à população espera desses pré-candidatos? Num contexto idiossincrático, com exceções é claro, a sociedade pouca importância atribui ao período eleitoral e aos seus possíveis "representantes". O voto vira moeda de troca, chegando a ser negociado com vários candidatos ao mesmo tempo. - Eles nos engana, a gente engana eles, disse-me um interlocutor. Poucas pessoas atribuem a competência e, principalmente a honestidade como pré-requisitos na escolha dos seus representantes.

Legislar e fiscalizar o executivo são as principais funções de um vereador. Para legislar é preciso - ou deveria ser - que o pré-candidato tenha o mínimo de conhecimento do Regimento Interno da Câmara dos Vereadores. Conhecer o Regimento e saber o que o vereador pode ou não fazer é tão importante quanto o pastor conhecer a Bíblia. Mas exigir que um pré-candidato conheça o regimento da Câmara é pedir muito, já que temos em Parnaíba vereadores com mais de dois mandatos que ainda não conhecem e não cansam de passar vergonha junto aos seus pares. Mas vocês, pré-candidatos, não esbravejam aos quatro cantos que é preciso renovar? Renovar é bom, porém é preciso renovar com qualidade.

Fonte: Walter Fontenele

Fonte: Portalphb
Foto: Divulgação
Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
Postada dia 01/08/2020 às 10:09