Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Festival de música instrumental todas às sextas-feiras na Aventur, no Porto das Barcas

O Restaurante Aventur localizado no Porto das Barcas, no centro histórico de Parnaíba, realiza todas as sextas-feiras, às 20h00, show de música instrumental com o grupo Chorinho do Porto.


O grupo é composto por músicos locais que incluem no seu repertório os mais famosos e conhecidos ?chorinho?, gênero musical que surgiu no Rio de Janeiro no século XIX e que fez, e ainda faz muito sucesso nos dias de hoje.


?O choro pode ser considerado como a primeira música urbana tipicamente brasileira e ao longo dos anos se transformou em um dos gêneros mais prestigiados da música popular nacional, reconhecido em excelência e requinte.?


?Os primeiros conjuntos de choro surgiram por volta da década de 1870, nascidos nas biroscas do bairro Cidade Nova e nos quintais dos subúrbios cariocas. O flautista e compositor Joaquim Antônio da Silva Calado, os pianistas Ernesto Nazaré e Chiquinha Gonzaga, e o maestro Anacleto de Medeiros compuseram quadrilhas, polcas, tangos, maxixes, xotes e marchas, estabelecendo os pilares do choro e da música popular carioca da virada do século XIX para o século XX, que com a difusão de bandas de música e do rádio foi ganhando todo o território nacional. Herdeiro de toda essa tradição musical, Pixinguinha consolidou o choro como gênero musical, levando o virtuosismo na flauta e aperfeiçoando a linguagem do contraponto com seu saxofone e organizou inúmeros grupos musicais, tornando-se o maior compositor de choro.?


O Restaurante Aventur é um dos locais mais sofisticados da noite parnaibana contando com o cardápio regional, nacional e internacional, além de bebidas das mais variadas.


A sexta-feira na Aventur tem inicio com o sax do maestro Ivani Paiva que anuncia o por do sol ao som de seu saxofone. Com a chegada da noite, mais precisamente às 20h00, o grupo inicia um verdadeiro festival de musica instrumental, indo de Pixinguinha até Jacob do Bandolim, sem deixar é claro de tocar as músicas do mestre Valdir Azevedo.


Além de boa música e ótima gastronomia é uma grande oportunidade de valorizar a arte e a cultura de Parnaíba, muitas vezes criticada e desvalorizada em comparação com artistas e grupos musicais de outras localidades.

    Fonte: Walter F. Fontenele
    Foto: Walter F Fontenele
    Edição: Walter F. Fontenele / Portalph
    Postada dia 14/08/2014 às 14:39