Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Parnaíba Foto Clube promove expedição fotográfica a cidade de Chaval, no Estado do Ceará

O PFC (Parnaíba Foto Clube) realizou na manhã e tarde desse domingo (27), uma expedição fotográfica à cidade de Chaval, no vizinho Estado do Ceará.

Chaval fica à aproximadamente 70 km da cidade Parnaíba fazendo a divisa dos Estados do Piauí e do Ceará. O trajeto é simples, rápido e feito em rodovias com uma boa estrutura de dirigibilidade e segurança.

A cidade possui um percurso turístico formado por trilhas e muitas formações rochosas. Do alto de algumas dessas formações rochosas é possível ver boa parte da região, sem falar do visual, que é simplesmente incrível.


Um Pouco de História

Localizada na zona norte do Estado do Ceará, a cidade de Chaval fica a 5 km da fronteira do Estado do Ceará com o Piauí, sendo banhada pelos rios Timonha e Ubatuba. Chaval faz parte do APA (Área de Proteção Ambiental) do Delta do Rio Parnaíba.

Chaval é um lugar de beleza rara. Suas formações rochosas fazem da paisagem da cidade, única na região. Cercada por águas salgadas e doces, Chaval é quase uma ilha com vegetação de caatinga e uma grande área dominada por carnaúbas, além é claro, das suas famosas formações rochosas.

O percurso turístico é amplo, sendo necessário no mínimo um dia para percorrer todos os pontos turísticos da cidade. Para os que desejarem aventurar-se nesses percursos é imprescindível estarem acompanhados de guias especializados que poderão garantir a segurança do grupo.

Não poderia finalizar essa matéria sem agradecer o apoio logístico do pessoal da Chaval Tour, nas pessoas de Marcos Ryal e Renelda Teles, que nos prestaram todo o atendimento necessário para realizarmos nossas fotografias, sem esquecermos também, é claro, de agradecer ao povo da cidade com o qual mantivemos contatos e que nos receberam com muita cordialidade.

Agradecimento: Chaval Tour (Marcos Ryal e Renelda Teles)
Com Informações de Chavaltour.com.br / Frank Carneiro.


Fotos da Expedição




    Fonte: Walter F. Fontenele
    Foto: Walter F Fontenele
    Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
    Postada dia 29/07/2014 às 17:17