Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Cresce procura por passeios no Delta do Parnaíba durante as férias no Piauí

Passeio pode ser feito de lancha ou embarcações que levam até 60 pessoas.
Segundo agente de turismo, visitantes apreciam animais silvestres e dunas.


O Delta do Parnaíba é roteiro de muitos turistas que escolheram o arquipélago formado por mais de 70 ilhas para passar as férias. O local que tem 2.700 quilômetros quadrados de área reúne espelhos d´água, mangues, dunas, animais silvestres e praias paradisíacas. Segundo o agente de turismo Morais Brito, o feriado de Corpus Christi na quinta-feira (19) atraiu turistas estrangeiros e brasileiros para conhecer o único em mar aberto das Américas.

"Dois franceses também fizeram reservas para se encantar com as nossas paisagens paradisíacas. Nesse período das férias sempre aumenta o número de passeios, nem estamos no mês de julho e a demanda já aumentou. O feriado de Corpus Christi na quinta-feira proporcionou este crescimento. Chegamos a receber pessoas de Belo Horizonte, Brasília, Tocantins, Rio de Janeiro, Fortaleza e São Luiz”, contou o agente de turismo.

Para o agente de turismo, o passeio pela costa do Delta é um roteiro inesquecível e uma excelente opção para os amantes da vida selvagem.“Temos uma natureza exuberante que encanta o turista. Eles ficam fascinados com os manguezais, dunas, vilas de pescadores e a culinária”, disse.

A bibliotecária Neusa Maria Cavalcante é natural de Fortaleza e chegou a Parnaíba na quinta-feira (19). Ela veio acompanhada com grupo de amigos que também não conhecem o roteiro. “Estamos muito ansiosos pelo passeio. Conhecemos pessoas que já fizeram o paseio e contaram que ficaram fascinados pelos animais e flora do local. Nossa expectativa é que tenhamos um momento inesquecível”, revelou a turista.

Passeio

O Delta faz parte do roteiro integrado de turismo Rota das Emoções, formado ainda pelos Lençóis Maranhenses (MA) e Jericoacoara (CE). Uma iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Ministério do Turismo, que desde 2005 uniu lideranças locais, empreendedores e entidades com o objetivo de desenvolver esta região. Em 2009, o destino foi eleito o Melhor Roteiro Turístico do país.

O passeio pelo arquipélago começa pelo Porto dos Tatus, na cidade de Ilha Grande a nove quilômetros de Parnaíba, segunda maior cidade do estado e capital do Delta, onde todos os dias nesta época do ano lanchas e barcos levam turistas para conhecer o santuário ecológico da região. O passeio em uma lancha com capacidade para cinco passageiros custa R$ 250 e o barco para 60 pessoas custa R$ 50 por pessoa.

    Fonte: Gilcilene Araújo Do
    Foto: Walter F Fontenele
    Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
    Postada dia 22/06/2014 às 09:03