Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Projeto FaunaMar é aprovado em edital nacional de patrocínio

Nesta sexta-feira, 20, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza divulgou a lista de projetos selecionados que receberão apoio a partir do segundo semestre do corrente ano, com o investimento de R$ 880 mil.

No total, 17 iniciativas foram selecionadas, dentre elas, o projeto "FaunaMar: pesquisa e conservação de tartarugas marinhas", realizado pela Comissão Ilha Ativa - CIA, que realizará estudos ecológicos sobre quelônios marinhos e suas ameaças no litoral oeste do Ceará e estuário dos rios Timonha e Ubatuba (CE/PI).

Segundo a coordenadora técnica do projeto, a bióloga Kesley Paiva, o FaunaMar executa suas ações há um ano e atua de forma voluntaria coletando dados sobre estes animais. “Nesta região há poucas informações científicas sobre tartarugas e o projeto vem contribuir com o levantamento destes dados, que são de grande importância para a conservação das espécies e seus ecossistemas”, disse Kesley.

A bióloga comenta ainda que esta é a segunda proposta da ONG Comissão Ilha Ativa-CIA aprovada pela Fundação O Boticário. “Em 2013 fomos contemplados com o projeto Senhor das Pedras – SDP, que visa a conservação do mero (Epinephelus itajara). O projeto ainda está em execução e vem apresentando resultados satisfatórios. "Estamos muito felizes pela parceira e o apoio recebido da Fundação, que de fato contribuirá para o fortalecimento de nossas ações”, destacou a bióloga.

A coordenadora de campo, bióloga Liliana Souza, explica os fatores diferenciados da área de trabalho do projeto. “Esta região é considerada de grande importância biológica, visto que apresenta ecossistemas manguezais bem conservados e abriga espécies ameaçadas de extinção. Além disso, envolve quatro Unidades de Conservação (UC’s) (APA Delta do Parnaíba (CE/PI), APA Municipal de Tatajuba (CE), APA Municipal da Praia de Maceió (CE) e APA Municipal Ilha da Testa Branca (CE)), onde estes dados poderão colaborar na elaboração de planos de manejo destas UC’S”.

    Fonte: Companhia Ilha Ativa
    Foto: Companhia Ilha Ativa
    Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
    Postada dia 22/06/2014 às 08:55