Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Projeto Pesca Solidária participa de monitoramento do peixe-boi

Nos dia 24, 26 e 28 do mês de março deste ano, aconteceu o monitoramento simultâneo do peixe-boi marinho no litoral do Piauí; essa ação foi realizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em parceira com organizações não governamentais da região, como a Comissão Ilha Ativa (CIA), Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (AQUASIS), Instituto Tartarugas do Delta (ITD), além dos moradores das comunidades da região participante.

O monitoramento simultâneo teve como objetivos estimar o número de indivíduos ocorrentes na região, determinar a presença de adultos e filhotes, o agrupamento de indivíduos, bem como a presença de atividades humanas como embarcações, banhistas e outros.

Ao longo desses três dias de monitoramento, as equipes foram divididas em 12 trechos de praias nos municípios de ocorrência do peixe-boi no litoral piauiense: Luís Correia e Cajueiro da Praia. O Projeto Pesca Solidária, gerido pela CIA com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, atuou em Cajueiro da Praia, especificamente na praia de Barra Grande e em Luis Correia, na praia de Carnaubinha.

As atividades de observação aconteceram em ponto-fixo, com um esforço de quatro (4) horas diárias, onde os pontos de avistagem foram definidos com base em monitoramentos anteriores realizados pelo ICMBio e com informações de moradores. No dia 24, a equipe da CIA registrou dois peixes-bois na praia da Carnaubinha e acredita-se que estes estavam alimentando-se na área.

“A divisa dos estados do Piauí e Ceará é extremamente importante para a biodiversidade marinha, pois abriga diversas espécies ameaçadas de extinção, como o peixe-boi marinho. Assim, todo empenho que possa aumentar o conhecimento sobre a espécie na região e a parceria entre instituições e comunidades para a proteção deste mamífero, bem como o ecossistema é de grande importância”, comenta a bióloga Kesley Paiva.

O peixe-boi marinho (Trichechus manatus manatus) é um mamífero aquático herbívoro, onde sua dieta constitui-se principalmente de capim agulha, mangue e algas. Atualmente é classificado como criticamente em perigo de extinção na lista de espécies ameaçadas do Ministério do Meio Ambiente.

    Fonte: Ccom Pesca Solidária
    Foto: Divulgação
    Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
    Postada dia 31/03/2014 às 06:57