Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


CPI da Telefonia apresentará resultados das audiências com operadoras e consumidore

Com a finalidade de apurar dados contratuais cobrados e disponibilizados para os consumidores da capital e interior do Piauí, representantes das operadoras Tim, Claro, Vivo e Oi prestaram esclarecimentos à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia da Assembleia Legislativa do Piauí durante audiência pública realizada hoje (20), no plenário da Casa. O encontro com os representantes das telefonias, de órgãos públicos e parlamentares foi dirigido pelo presidente da CPI, Cicero Magalhães (PT) e pela relatora, Margarete Coelho (PP).


Os representantes da TIM, Sérgio Brasilis; da Vivo, Marcelo Tanner; da OI, Urbano Costa Lima e da Claro, André Barros Peixoto, tiveram 15 minutos para expor as informações principiais de cada empresa. Após a fala de cada um, os membros da CPI realizaram questionamentos sobre a qualidade dos serviços prestados ao Piauí e as reclamações dos clientes.


O gerente-executivo de Relações Institucionais da Tim Nordeste, Sérgio Brasilis, foi o primeiro a ser ouvido, ele falou sobre as ações da empresa, serviços disponibilizados para o cliente, queda de chamadas, dificuldade de acesso e investimentos no Estado. Segundo o gerente, as reclamações estão dentro dos limites, pois contam com 196 reclamações no Procon do Piauí, sendo a segunda empresa com mais reclamações.


Já o diretor regional da Vivo no Nordeste, Marcelo Tanner, ao responder questionamentos da relatora Margarete Coelho sobre a melhoria na transmissão de dados na região Sul do Estado, garantiu que até junho de 2014 a Vivo pretende implantar uma linha de transmissão ligando Teresina à cidade de Bom Jesus, o que tende a melhorar significativamente o sinal levado àquela região. “Os moradores da zona rural dos 96 municípios piauienses atendidos no Piauí receberão sinal da operadora até dezembro de 2015. O nosso compromisso é atender a população localizada em um raio de 30 quilômetros das sedes municipais”, afirmou Marcelo Tanner.


A partir disso, os parlamentares irão se reunir nesta quinta-feira, dia 21, com representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), quando cobrarão providências referentes aos serviços precários disponibilizados pela telefonia. As reclamações feitas pelos usuários durante as visitas realizadas aos 16 municípios do interior, juntamente com o que foi apurado nesta audiência pública com representantes das operadoras serão apresentados a Anatel.
A relatora Margarete Coelho ressaltou que a CPI visitou e conheceu de perto a situação de cada município e a insatisfação dos consumidores. “Ouvir, dialogar com os representas e buscar obter melhores resultados de atendimentos à população do Piauí, que paga caro pelo serviço de telefonia, é uma prioridade. Estamos defendendo aqui os direitos dos consumidores e exigindo o cumprimento das cláusulas contratuais”, destaca a deputada.

    Fonte: Letícia Rodrigues Sá
    Foto: Divulgação
    Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
    Postada dia 21/11/2013 às 06:57