Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Grupo de teatro é impedido de fazer apresentação em praça de Teresina

Desentendimento aconteceu quando os atores montavam o cenário da peça.
"Fiscais exigiram pagamento para que o espetáculo fosse exibido", diz atriz.


Integrantes do Grupo de Teatro de Rua Sinos foram impedidos por fiscais da Prefeitura de Teresina de apresentar seu novo espetáculo na Praça Marechal Deodoro da Fonseca, no Centro de Teresina. O desentendimento aconteceu na quinta-feira (26) quando os atores montavam o cenário da apresentação. Segundo Alinie Moura, que é umas das integrantes do grupo, os fiscais exigiram o pagamento de uma taxa para que o espetáculo fosse realizado.


“Antes mesmo de montamos nosso cenário fomos abordados pelos fiscais da Prefeitura que exigiam o comprovante de pagamento de taxa emitida pela SDU Centro/Norte. Este documento, de acordo com os fiscais, é solicitado antes de apresentações culturais em locais públicos”, disse Alinie Moura.

A atriz revela que a cobrança é feita por metro quadrado usado para a apresentação. Além disso, o espaço onde a plateia fica também deve ser pago. “Isso é um absurdo. A praça é pública e a Constituição Federal do Brasil diz que é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença. Não concordamos com esta cobrança que está no Código de Postura da cidade, pois ela contraria o que diz a lei federal”, reclamou.


Os membros do Grupo de Teatro de Rua Sinos pretendem mobilizar os artistas da cidade que fazem uso do espaço público ou não, para uma grande intervenção. “Nosso objetivo é levar cultura a quem não tem condições de frequentar um teatro. Logo, nada melhor do que apresentações em praças. Vamos lutar contra esta lei municipal, não pela cobrança da taxa já que o valor acaba sendo simbólico, mas pela livre expressão em um espaço público”, argumentou.


Alexandre Mariano, gerente de fiscalização da SUD/Norte, explicou que a apresentação do grupo não foi autorizada porque os atores teriam ultrapassado o limite de apresentações em locais públicos permitido pela Prefeitura de Teresina.

“Para evitar que grupos usem diariamente os espaços públicos é necessário esta autorização da SDU, pois caso contrário, alguns artistas passam uma semana fazendo espetáculos no mesmo lugar. Como era o terceiro dia de apresentação do Grupo de Teatro de Rua Sinos, eles não foram liberados para exibir a peça porque já tinham se apresentado duas vezes nesta semana”, justificou o gerente.

    Fonte: Gilcilene Araújo / G
    Foto: Divulgação
    Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
    Postada dia 27/09/2013 às 18:29