Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Dez anos de atuaÁ§Á£o, dez anos de lutas e conquistas!

Grupo Cultural RaÁ­zes do Nordeste, dez anos de atuaÁ§Á£o, dez anos de superaÁ§Á£o e conquistas. Conhecido inicialmente como Cia de danÁ§a PFTM, ao longo dos anos foi ganhando espaÁ§o no cenÁ¡rio cultural da cidade de ParnaÁ­ba.

Jordana Reis, em Agosto de 2003, sugeriu que as quatro jovens: Priscila Barbosa, Fabiana Reis, Tatiana Reis e Mariana Cristina formassem um grupo de danÁ§a na comunidade Vazantinha, pois estariam saindo das atividades realizadas dentro da InfÁ¢ncia MissionÁ¡ria da capela de Santo AntÁ´nio, a partir disso, Fabiana Reis sabia que iniciara o sonho de ensinar e ser ensinada, de se tornar um dia conhecida por suas coreografias.

Ainda com a nomenclatura de Cia de danÁ§a PFTM, atravessaram pela primeira vez a ponte SimplÁ­cio Dias para uma competiÁ§Á£o de danÁ§a em 2006, para o Circuito Cultural Jovem realizado pelo PPSJ na Concha AcÁºstica, contudo a conquista de primeiro lugar em tal competiÁ§Á£o ficou guardada para os anos seguintes em 2007 e 2008. Francisca Reis coordenou e criou grande parte dos figurinos do grupo, sendo uma das riquezas obtidas por todo esse tempo. Ela inscreveu em 2008, pela primeira vez o projeto Grupo Cultural RaÁ­zes do Nordeste na AlianÁ§a Mandu, perÁ­odo em que o grupo recebeu a nova nomenclatura e comeÁ§ou a se estruturar. Naquele mesmo ano obteve o segundo lugar na competiÁ§Á£o de Turismo SustentÁ¡vel realizado na UFPI.

Venceram por trÁªs anos consecutivos 2008, 2009 e 2010 o Festival Estudantil de Identidade Cultural do PiauÁ­ em ParnaÁ­ba com os temas: ParnaÁ­ba, cidade princesa; PiauÁ­, berÁ§o de diversas riquezas; A bravura do povo piauiense. E possuem dois 4º lugares no mesmo festival em Teresina realizado no Teatro 4 de Setembro em 2009 e 2010.

Ficaram selecionados entre as cinco melhores iniciativas do PiauÁ­ por trÁªs anos consecutivos: 2010, 2011 e 2012 atravÁ©s da CUFA (Central Ášnica das Favelas do Rio de Janeiro). Com o Projeto FaÁ§a uma crianÁ§a sorrir o grupo foi o vencedor da 3ª ediÁ§Á£o representando o Estado do PiauÁ­ no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, recebendo o PrÁªmio Anu Dourado em Fevereiro de 2013.

O RaÁ­zes agradece a Prefeitura de ParnaÁ­ba, a SuperintendÁªncia de Cultura e EducaÁ§Á£o pelo apoio para a participaÁ§Á£o em Fortaleza do Passo de Arte Norte e Nordeste, onde o grupo obteve o trofÁ©u de 3º lugar em Maio. Tal classificaÁ§Á£o os selecionaram para a 21ª competiÁ§Á£o Internacional de danÁ§a Passo de arte em Indaiatuba – SP no Áºltimo dia 14 de Julho, representando o estado do PiauÁ­, na categoria de danÁ§as populares avanÁ§ado. Ao todo foram 613 coreografias selecionadas no perÁ­odo de um ano, o grupo apresentou Sambada de Reis, que faz referÁªncia ao Reisado, manifestaÁ§Á£o cultural presente em vÁ¡rias regiÁµes do Brasil, embaladas pela mÁºsica do grupo baiano SertanÁ­lia, que tem uma sonoridade caracterÁ­stica das manifestaÁ§Áµes do sertÁ£o. O grupo obteve a 4ª colocaÁ§Á£o.

"A participaÁ§Á£o da cidade de ParnaÁ­ba neste festival nÁ£o Á© um comeÁ§o, nem um fim. Á‰ um meio para reconhecermos em que estÁ¡gio se encontra a cultura da nossa cidade, alÁ©m da oportunidade de formaÁ§Á£o dos nossos jovens talentos, que nÁ£o deixaram a dever diante das apresentaÁ§Áµes que passaram pelo festival, e agora retornam a ParnaÁ­ba com a responsabilidade de disseminar a capacitaÁ§Á£o pela qual passaram", disse Helder Souza, superintendente de Cultura, que acompanhou o grupo atÁ© SÁ£o Paulo.

“Sem dÁºvidas, poder ter participado de tÁ£o grandioso festival, de estarmos entre as grandes companhias do Brasil e registrarmos o trabalho em 2013 do grupo Parnaibano na 21ª CompetiÁ§Á£o Internacional Passo de Arte em Indaiatuba – SP em danÁ§as populares avanÁ§ado foi um sonho realizado. Ao chamarem a Áºltima apresentaÁ§Á£o da competiÁ§Á£o: de ParnaÁ­ba –PI; Grupo Cultural RaÁ­zes do Nordeste; Coreografia: Sambada de Reis; CoreÁ³grafa: Fabiana Reis..... subimos ao palco com toda adrenalina, emoÁ§Á£o, coraÁ§Á£o acelerado, energia contagiante. Os aplausos durante e pÁ³s apresentaÁ§Á£o foram inesquecÁ­veis. A sensaÁ§Á£o de dever cumprido da melhor maneira possÁ­vel tomava conta de todos nÁ³s. Os elogios ficarÁ£o pra sempre em nossas melhores reminiscÁªncias. E tudo isso foi possÁ­vel pelo apoio da Prefeitura de ParnaÁ­ba. Afirma Fabiana Reis coreÁ³grafa, danÁ§arina e coordenadora do grupo.

“Agradecemos a Deus todos os anjos amigos que surgem em nosso caminho para nos apoiar, indicar nosso trabalho que atualmente estÁ¡ registrado em blogs, sites, programas de Tv local, CajuÁ­na carioca com Bruno Gradim, capas de jornal O Piagui, Tribuna do litoral, nota da revista RevestrÁ©s, da 3ª ediÁ§Á£o do prÁªmio Anu, capa da revista Panorama. O nosso muito obrigado. O reconhecimento do nosso trabalho Á© um orgulho para todos que fazem parte da famÁ­lia RaÁ­zes do Nordeste.”, afirma Rosiane TheÁ³philo, danÁ§arina e coordenadora do grupo.

O Projeto FaÁ§a uma crianÁ§a sorrir Á© realizado mensalmente na comunidade Vazantinha e estÁ¡ aberto para parcerias para o lanche das crianÁ§as e novas atividades para as mesmas. A partir de Agosto comeÁ§aremos a coletar brinquedos, roupas, calÁ§ados novos ou usados, para serem distribuÁ­dos na culminÁ¢ncia do Projeto das crianÁ§as em Outubro. Aos que quiserem colaborar Á© sÁ³ entrar em contato.

No mÁªs de Setembro de 2013 o grupo participarÁ¡ do 17º FestdanÁ§a Teresina, evento realizado pela Prefeitura de Teresina por meio da FundaÁ§Á£o Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, marcando presenÁ§a pelo segundo ano consecutivo no festival.

Convidamos a populaÁ§Á£o para prestigiarem em Outubro deste ano a ExposiÁ§Á£o RaÁ­zes do Nordeste: na arte e na vida parnaibana no CasarÁ£o SimplÁ­cio Dias atravÁ©s do edital Portas Abertas da SuperintendÁªncia de Cultura.

A comemoraÁ§Á£o oficial dessa dÁ©cada de atuaÁ§Á£o serÁ¡ marcada pela retrospectiva de alguns espetÁ¡culos no final do ano que promete emocionar o pÁºblico presente relembrando momentos marcantes de nossa carreira artÁ­stica.

O grupo possui atualmente 10 danÁ§arinos: Aline Santos, Clarice Silva, Diovanna Azevedo, Fernanda Reis, Gerciany Costa, Yelane Silva, Rosiane TheÁ³philo, Tatiana Reis, Victor Silva e Fabiana Reis, coreÁ³grafa e danÁ§arina.
Um pouco do histÁ³rico on line:
Facebook: Raizes do Nordeste
Blog:http://grupoculturalraizesdonordeste.blogspot.com.br/
PortfÁ³lio:http://www.kawek.com.br/raizesdonordeste
Site:http://raizesdonordeste.webnode.com/
Youtube:https://www.youtube.com/user/raizesdonordeste
Fabiana Reis: 86 9449-4727 / 98035082 / 9449-3533

    Fonte: Rosy Theóphilo
    Foto: Walter F. Fontenele
    Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
    Postada dia 16/08/2013 às 08:47