Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Fim dos Tempos:Assassinas procuraram na internet para saber como matar uma pessoa

Sob forte esquema de seguranÁ§a, o juiz Thiago Soares Castelliano interrogou, na tarde desta segunda-feira (5), as adolescentes de 16 e 17 anos suspeitas de matar a facadas a estudante Bianca Mantelli Pazzinato, de 18 anos. Durante a audiÁªncia, no FÁ³rum de JataÁ­, cidade do sudoeste goiano onde o assassinato aconteceu, a garota de 17 anos deu a sua versÁ£o para os fatos: "Durante uma semana planejamos tudo, pesquisamos na internet como matar uma pessoa".

A imprensa nÁ£o foi autorizada a entrar, mas o interrogatÁ³rio foi acompanhado pela assessoria de Tribunal de JustiÁ§a de GoiÁ¡s, que repassou as falas da adolescente Á  imprensa. Primeira a ser interrogada, a adolescente de 17 anos disse que matou a vÁ­tima porque nÁ£o conseguiria vÁª-la com outra pessoa.

O interrogatÁ³rio durou menos de uma hora. A adolescente disse que comeÁ§ou um namoro com Bianca no dia 3 de marÁ§o deste ano. Segundo ela, a outra menor a ajudou no crime "por questÁ£o de amizade". Ela chorou ao olhar para a mÁ£e e disse: “Estou muito arrependida, principalmente quando penso nas famÁ­lias”.

A estudante atribuiu a preparaÁ§Á£o do crime Á  amiga de 16 anos que teria, inclusive, comprado todo o material utilizado no assassinato de Bianca. "Sempre a achei uma pessoa agressiva e eu sabia que ela iria fazer isso por mim”, relatou.

Logo apÁ³s o interrogatÁ³rio da adolescente de 17 anos, o juiz deu inÁ­cio Á  audiÁªncia da menina de 16 anos. Ela, no entanto, preferiu exercer o direito de se manter calada, recusando-se a responder Á s perguntas.

Uma nova audiÁªncia foi marcada para 19 de setembro, quando devem ser ouvidas sete testemunhas de acusaÁ§Á£o. A defesa terÁ¡ atÁ© a quinta-feira (8) para apresentar suas testemunhas.


Apesar do inquÁ©rito nÁ£o estar totalmente concluÁ­do, o MinistÁ©rio PÁºblico ofereceu representaÁ§Á£o criminal pedindo a aplicaÁ§Á£o de medida socioeducativa de internaÁ§Á£o pelo prazo mÁ¡ximo de trÁªs anos. AtÁ© que saia a sentenÁ§a, as garotas ficam sob custÁ³dia no Centro de InternaÁ§Á£o de GoiÁ¢nia, de onde saÁ­ram nesta manhÁ£ para serem interrogadas e para onde devem voltar ainda nesta segunda-feira.

As menores estÁ£o apreendidas em GoiÁ¢nia a pedido do Conselho Tutelar de JataÁ­. O Á³rgÁ£o temia que elas pudessem ser linchadas se permanecessem na cidade, jÁ¡ que hÁ¡ uma forte comoÁ§Á£o popular com a morte de Bianca.

Morte
Bianca foi assassinada a facadas por volta das 10h30 do Áºltimo dia 29 de julho, em JataÁ­. Conforme a PolÁ­cia Civil, as suspeitas de cometer o crime sÁ£o duas amigas da vÁ­tima, de 16 e 17 anos, que estÁ£o apreendidas. O corpo da jovem foi encontrado no mesmo dia na casa da menina mais velha, embrulhado em sacos plÁ¡sticos debaixo de uma cama.


Em entrevista, a suspeita contou que a motivaÁ§Á£o do assassinato seria a recusa da vÁ­tima em manter um namoro. "Ela nÁ£o ia ficar comigo. NÁ£o queria que ficasse com mais ninguÁ©m tambÁ©m", declarou. Entretanto, as famÁ­lias da menor de idade e de Bianca afirmam que nÁ£o tinham conhecimento do relacionamento homoafetivo entre elas.

Tia da universitÁ¡ria, JÁºlia Pazzinato nega que Bianca tivesse qualquer relacionamento amoroso com a suspeita. “Ela nÁ£o queria envolvimento com essa menina. Bianca era perseguida por ela”, ressaltou a parente da vÁ­tima.

A PolÁ­cia Civil encontrou um caderno que reforÁ§a a suspeita de que o assassinato da estudante foi premeditado. No caderno, estavam listados os objetos que deveriam ser utilizados para matar Bianca, entre eles uma faca, luvas, e atÁ© uma barra de ferro.

Antes do crime, a menor de idade tinha escrito uma carta para Bianca declarando seu amor por ela. Na declaraÁ§Á£o, a suspeita escreveu: "Te amo muito, nÁ£o por escolha, meu coraÁ§Á£o te escolheu sozinho, nÁ£o me deu chance de defesa".

A adolescente de 17 anos contou que Bianca tentou lutar antes de ser morta. “Ela se debateu e queria gritar. Ficou muito desesperada”, declarou.


O inquÁ©rito policial deve ser concluÁ­do atÁ© a prÁ³xima quarta-feira (7).

    Fonte: Globo.com
    Foto: Divulgação
    Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
    Postada dia 05/08/2013 às 17:58