Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Destino TurÁ­stico: AlcÁ¢ntara, do passado Á  modernidade

A cidade de AlcÁ¢ntara fica localizada na regiÁ£o metropolitana da capital maranhense, SÁ£o LuÁ­s.

Visitar AlcÁ¢ntara Á© um passeio imperdÁ­vel para quem visita a cidade de SÁ£o LuÁ­s. O roteiro Á© relativamente simples de ser realizado e, pode ser feito em sua totalidade a pÁ©, com um pouco de disposiÁ§Á£o e paciÁªncia, Á© claro.

Como Chegar a AlcÁ¢ntara

A viagem de SÁ£o LuÁ­s a AlcÁ¢ntara tÁªm inicio no Terminal da Praia Grande. O horÁ¡rio de saÁ­da das embarcaÁ§Áµes Á© das 07h00min atÁ© Á s 09h15min, dependendo da marÁ©. O tempo de percurso Á© de 01h15. O retorno das embarcaÁ§Áµes para SÁ£o LuÁ­s Á© Á s 16h00min. O trajeto Á© feito em pequenas e grandes embarcaÁ§Áµes, ficando a critÁ©rio do turista, e o preÁ§o da travessia hoje, Á© de R$ 12,00.

Em AlcÁ¢ntara

A primeira impressÁ£o para quem chega a AlcÁ¢ntara Á© que a cidade parou no tempo. Os atrativos e os desafios comeÁ§am logo na descida no Porto do JacarÁ©, que leva o turista a subida de uma ladeira de mesmo nome, que os levarÁ¡ ao centro da cidade, ao largo onde se encontram as ruÁ­nas da Igreja da Matriz, a antiga cadeia pÁºblica e ao Áºnico pelourinho original e preservado do Brasil. Essas edificaÁ§Áµes foram Á­cones das sociedades coloniais e escravagistas, na Á©poca da colonizaÁ§Á£o do Brasil.

A Matriz de SÁ£o Matias, uma obra que nunca chegou a ser concluÁ­da, e o pelourinho, monumento feito de pedra que foi utilizado por mais ou menos trÁªs sÁ©culos, onde eram aplicados os mais severos castigos aos escravos da Á©poca, sÁ£o os pontos marcantes do passeio. Na PraÁ§a da Matriz o turista poderÁ¡ ainda conhecer um Museu com dois andares de objetos e relÁ­quias do sÁ©culo XVI. Nesse Museu, o registro fotogrÁ¡fico ou filmagens sÁ£o proibidos em alguns setores, como no acervo de joias e obras preciosas.

A Igreja do Carmo, construÁ­da no final do sÁ©culo XVII, possui um altar-mor em estilo barroco, todo em ouro. Pagando uma taxa mÁ­nima de R$ 2,00, o turista poderÁ¡ ter acesso ao mirante da Igreja e ter uma visÁ£o privilegiada da cidade de AlcÁ¢ntara, bem como da cidade de SÁ£o LuÁ­s.


Mas AlcÁ¢ntara nÁ£o vive sÁ³ de ruÁ­nas e do passado. AlÁ©m de todas as ruÁ­nas e da oportunidade de conhecer um pouco da histÁ³ria do Brasil e da colonizaÁ§Á£o Portuguesa, Á© possÁ­vel fazer alguns passeios de barcos por mangues e igarapÁ©s e, de quebra, visitar a Ilha do cajual, onde no passado foram descobertos fÁ³sseis de animais prÁ©-histÁ³ricos.

Gastronomia

Subir e descer ladeiras seculares nÁ£o Á© tarefa das mais fÁ¡ceis. Depois de todo o esforÁ§o Á© necessÁ¡rio recarregar as baterias, tanto dos equipamentos como tambÁ©m do corpo humano. AlcÁ¢ntara, apesar de pequena, oferece muitas opÁ§Áµes para uma alimentaÁ§Á£o, com Áªnfase para frutos do mar, sem ser a Áºnica opÁ§Á£o, pois, os amantes de carne vermelha, podem encontrar um tÁ­pico churrasco gaÁºcho, com muitas opÁ§Áµes tambÁ©m de bebidas Nacionais ou Internacionais, a preÁ§os bem convidativos.

Modernidade

Sem poder fazer visitas ao Centro de LanÁ§amentos de AlcÁ¢ntara desde o acidente de 2008, uma boa opÁ§Á£o Á© visitar o Museu, que fica localizado no centro da cidade. No Museu Á© permitido registros em fotos e vÁ­deos de equipamentos e foguetes que jÁ¡ foram utilizados no Centro de LanÁ§amentos. O turista Á© recebido por um oficial da AeronÁ¡utica, que conta um pouco da histÁ³ria do Centro de LanÁ§amentos. Os mais curiosos podem ainda assistir um vÁ­deo com os bastidores e o lanÁ§amento de um dos foguetes de verificaÁ§Á£o de ambiente da AeronÁ¡utica.

A proximidade com a linha do Equador, e a estabilidade meteorolÁ³gica, fazem do Centro de LanÁ§amentos de AlcÁ¢ntara um dos melhores do mundo, podendo realizar lanÁ§amentos em praticamente todos os meses do ano.


Natureza, um show Á¡ parte

No cÁ©u de AlcÁ¢ntara Á© difÁ­cil vermos um foguete ou algum balÁ£o meteorolÁ³gico, mas, as aves, principalmente os GuarÁ¡s cor de rosa, sÁ£o um show Á  parte. A beleza dessa ave vem do seu porte e da sua cor avermelhada que, segundo um guia, a cor vem da dieta baseada em caranguejos, que possui um pigmento que dar essa coloraÁ§Á£o as plumas. Segundo ainda esse guia, a prova do que ele estava falando podia ser comprovada nos GuarÁ¡s filhotes, que tem a cor das plumas marrom, pelo o fato de ainda nÁ£o ter iniciado sua alimentaÁ§Á£o Á  base de caranguejos.

Essa Á© a minha segunda visita a esse destino turÁ­stico, no Estado do maranhÁ£o. HÁ¡ cada nova visita, novas descobertas sÁ£o feitas.


O passeio todo pode ser feito, como falamos no inicio, a pÁ© e sem ajuda de guias, pois, o povo da cidade Á© sempre solicito a tirar as dÁºvidas dos visitantes. Como em toda cidade brasileira hoje em dia, AlcÁ¢ntara, infelizmente tambÁ©m evoluiu na criminalidade, e alguns pequenos furtos e roubos estÁ£o tornando-se frequentes, portanto, aconselho aos marinheiros de primeira viagem, a contrataÁ§Á£o de um dos guias, que podem evitar percas e aborrecimentos posteriores.










    Fonte: Portalphb.com.br
    Foto: Walter F. Fontenele
    Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
    Postada dia 24/07/2013 às 11:50