Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Clube do Vinil Á© criado em ParnaÁ­ba e faz homenagem a Augusto do Recanto da Saudade

Numa Á©poca em que a tecnologia digital espalha-se ao ponto de ocupar todos os espaÁ§os da vida cotidiana, ainda existem aqueles que se preocupam em retardar o desaparecimento de equipamentos analÁ³gicos, alguns bastante curiosos. Á‰ com este tipo de preocupaÁ§Á£o que um grupo de saudosistas de ParnaÁ­ba decidiu criar o Clube do Vinil com o intuito de homenagear o colecionador Augusto, do Bar Recanto da Saudade (falecido), e resgatar um tempo em que ouvir mÁºsica remetia a outro prazer: o de colecionar discos de artistas favoritos e “ver” sair da fricÁ§Á£o da agulha com os sulcos do vinil a trilha musical de uma geraÁ§Á£o. “Um dos nossos objetivos Á© o de agregar as pessoas que de uma certa forma possui ligaÁ§Á£o direta com o vinil, seja no campo da recordaÁ§Á£o, do seu manuseio, seja nas lembranÁ§as que as capas lhe proporcionavam”, explicou o professor Gilberto EscÁ³rcio Duarte Filho, um dos apaixonados membros do Clube do Vinil.

AlÁ©m retomar um hÁ¡bito, o clube do vinil se propÁµe, ainda segundo Gilberto EscÁ³rcio, a resgatar o prazer de ouvir mÁºsicas de artistas prediletos dispostas em dois lados de um disco (lado A e lado B), bem como demonstrar para a juventude o valor que teve o vinil, como veÁ­culo de informaÁ§Á£o e cultura, principalmente no sÁ©culo XX. AtÁ© o momento o clube conta com cerca de 15 membros que jÁ¡ se articulam para resgatar a discoteca que pertenceu ao colecionador Augusto, e atÁ© mesmo ampliar o acervo atravÁ©s de doaÁ§Áµes e compras.


Augusto, que dÁ¡ nome ao clube do vinil, era dono do Bar Recanto da Saudade(antiga Munguba) que veio tornar-se num tradicional reduto de boÁªmios de todas as classes sociais e intelectuais de ParnaÁ­ba. Por enquanto, o Clube do Vinil reÁºne-se de forma itinerante, nos pontos da boemia parnaibana.

    Fonte: F.Carvalho /a24horas
    Foto: Divulgação
    Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
    Postada dia 17/07/2013 às 15:54