Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Exame do ENADE serÁ¡ aplicado nesse domingo. Concludente que nÁ£o comparecer terÁ¡ diploma retido

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) vai aplicar, no prÁ³ximo domingo (25), o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) para estudantes universitÁ¡rios que concluem a graduaÁ§Á£o em todo paÁ­s. Devido Á  greve das instituiÁ§Áµes de ensino superior, foram dispensados os estudantes que colariam grau em agosto deste ano. TambÁ©m estÁ£o liberados do exame, os alunos matriculados em instituiÁ§Á£o estrangeira e os calouros (alunos ingressantes em 2012).

SerÁ£o avaliados este ano os cursos de administraÁ§Á£o, ciÁªncias contÁ¡beis, ciÁªncias econÁ´micas, comunicaÁ§Á£o social, design, direito, psicologia, relaÁ§Áµes internacionais, secretariado executivo e turismo. Os cursos superiores de tecnologia das Á¡reas de gestÁ£o comercial, gestÁ£o de recursos humanos, gestÁ£o financeira, logÁ­stica, marketing e processos gerenciais tambÁ©m serÁ£o avaliados.

De acordo com Inep, em 2012 nÁ£o haverÁ¡ processo de amostragem. Todos os estudantes que concluem a graduaÁ§Á£o este ano serÁ£o obrigados a fazer a prova. Segundo a autarquia, o aluno concluinte que nÁ£o realizar a prova nÁ£o receberÁ¡ o diploma, jÁ¡ que o Enade Á© componente curricular obrigatÁ³rio.

Entre os objetivo do Enade estÁ¡ a avaliaÁ§Á£o do desempenho dos estudantes com relaÁ§Á£o aos conteÁºdos previstos nos cursos de graduaÁ§Á£o e a aferiÁ§Á£o do nÁ­vel de atualizaÁ§Á£o dos estudantes com relaÁ§Á£o Á  realidade brasileira e mundial.

Os resultados da avaliaÁ§Á£o sÁ£o utilizados em atividades de regulaÁ§Á£o do ensino superior pelo MinistÁ©rio da EducaÁ§Á£o (MEC), como a elaboraÁ§Á£o de conceitos e indicadores de qualidade de instituiÁ§Áµes de ensino e de seus respectivos cursos. Criado em 2004, o Enade Á© aplicado anualmente pelo Inep e integra o Sistema Nacional de AvaliaÁ§Á£o da EducaÁ§Á£o Superior (Sinaes).

A prova serÁ¡ realizada Á s 13 horas de domingo (hora de BrasÁ­lia). Para saber o local, o aluno pode consultar osistema do Enade com o nÁºmero do CPF. O resultado do exame deve ser divulgado atÁ© dia 25 de dezembro.

    Fonte: Fábio Massalli
    Foto: Divulgação
    Edição: Walter F. Fontenele /Portalphb
    Postada dia 22/11/2012 às 07:16