Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Noite de gala no encerramento do XIII SÁ£o JoÁ£o da ParnaÁ­ba

O XIII SÁ£o JoÁ£o da ParnaÁ­ba terminou da forma que comeÁ§ou, ou seja, com muita alegria, brilho, cores, diversÁ£o e principalmente, muita organizaÁ§Á£o.

Depois de 9 dias de folguedos o sentimento que ficou nos organizadores e no pÁºblico que prestigiou o evento foi o do dever cumprido, pelo excelente trabalho de preparaÁ§Á£o dos grupos culturais que por lÁ¡ passaram e, pela eficiÁªncia da organizaÁ§Á£o que foi cuidadosa nos mÁ­nimos detalhes.

Em um evento desse porte, com nÁ­vel competitivo, sempre irÁ£o existir os vencedores e os perdedores, mas, o sentimento maior Á© que a cultural de ParnaÁ­ba foi a grande vencedora, pois hoje os parnaibanos podem ter o orgulho de ser referÁªncia Estadual e Nacional em apresentaÁ§Áµes culturais.

A diversidade cultural foi enorme em, mas um SÁ£o JoÁ£o da ParnaÁ­ba. Bumba Meu Boi, Quadrilhas Juninas Mirins e Adultas, concertos musicais e apresentaÁ§Áµes de danÁ§a, que com certeza, povoarÁ¡ a memÁ³ria de todos que participaram e que por passaram.

Sim, nÁ³s temos cultura

Alguns anos atrÁ¡s um amigo de Salvador confidenciou-me que ParnaÁ­ba era uma cidade aculturada e, portanto, seu povo nÁ£o tinha acesso Á  cultura de qualidade, e por ser uma cidade nordestina onde a cultura Á© destaque Nacional, isso era lamentÁ¡vel.

Passados alguns Carnavais e alguns folguedos percebo o quanto ele estava distante da verdade em suas divagaÁ§Áµes, afinal de contas, ParnaÁ­ba hoje Á© uma cidade que respira cultura - inclusive despontando no cenÁ¡rio cultural do Estado do PiauÁ­ e do Nordeste brasileiro.

Quem sabe faz a hora nÁ£o espera acontecer

O trecho acima Á© de um “hino” popular brasileiro composto por Geraldo VandrÁ© que nos remete hÁ¡ anos sofrido, tumultuados e violentos. Medidas as devidas proporÁ§Áµes, o trecho acima Á© o bÁª-Á¡-bÁ¡ que deve permear Á  vida de quem deseja fazer cultura, nÁ£o sÁ³ em ParnaÁ­ba, mais em todo o Brasil. Felizmente jÁ¡ podemos ver uma luz no fim do tÁºnel quanto a investimentos, tanto do Poder PÁºblico, quanto de empresas privadas que incentivam nossos grupos culturais. Portanto, sÁ³ unindo forÁ§as Á© que chegaremos a um resultado dignificante como o que presenciamos no XIII SÁ£o JoÁ£o da ParnaÁ­ba.

Desfile dos CampeÁµes

Nessa noite memorÁ¡vel de encerramento do XIII SÁ£o JoÁ£o da ParnaÁ­ba, desfilaram pela PraÁ§a de eventos Mandu Ladino os seguintes grupos culturais: Bumba Meu Boi Mirim Estrela Cadente, Quadrilha Junina Mirim Balancinha, Bumba Meu Boi Adulto Novo Fazendinha e Quadrilha Adulta Rei do CangaÁ§o.

ParticipaÁ§Á£o Especial

Para abrilhantar ainda mais Á  noite, o Grupo RaÁ­zes do Nordeste, fez uma performance de sua mais nova coreografia: PIAUÁ, TERRA DE ENCANTOS.

Finalizando o XIII SÁ£o JoÁ£o da ParnaÁ­ba, o grande nÁºmero de pÁºblico presente curtiu o cantor Tiaguinho e a banda Mala Mansa de Fortaleza(CE).

Confira Fotos das ApresentaÁ§Áµes


    Fonte: Portalphb,com.br
    Foto: Walter F. Fontenele
    Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
    Postada dia 30/06/2013 às 12:24