Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Cultura Popular e a OposiÁ§Á£o Oportunista

Ontem participei de mais uma etapa da festa popular SÁ£o JoÁ£o da ParnaÁ­ba. O XIII SÁ£o JoÁ£o da ParnaÁ­ba estÁ¡ realmente lindo.


Os grupos culturais - dentro de suas possibilidades - tentam fazer o melhor espetÁ¡culo para seus torcedores e o pÁºblico presente, enquanto o setor pÁºblico provÁ©m toda a infraestrutura para realizaÁ§Á£o de mais uma quadra junina.

Todo evento popular organizado pelo setor pÁºblico – independente de siglas partidÁ¡rias – deveria ser prestigiado por todos: PopulaÁ§Á£o, imprensa, situaÁ§Á£o e oposiÁ§Á£o. Infelizmente aqui no PiauÁ­ e, especificamente em ParnaÁ­ba, as coisas nÁ£o ocorrem dessa forma. O povo, a imprensa e o setor pÁºblico lÁ¡ estÁ£o, mas a oposiÁ§Á£o nÁ£o. Tanto isso Á© verdade que nos blogs da PraÁ§a da GraÁ§a nenhuma notÁ­cia, uma menÁ§Á£o ou uma foto dessa festa popular. O descaso Á© tanto que se uma pessoa acessasse somente esses blogs nÁ£o saberia que estÁ¡ acontecendo um grande evento, com uma organizaÁ§Á£o de primeira, e que nÁ£o fica devendo nada a outros Estados.

Somos CampeÁµes

ParnaÁ­ba vem a cada ano crescendo culturalmente. Esse crescimento nÁ£o Á© sÁ³ relacionado aos grupos juninos, pois as nossas agremiaÁ§Áµes carnavalescas seguem o mesmo caminho. Boa parte do mÁ©rito Á© devido ao povo simples, humilde, que luta com grandes sacrifÁ­cios para sobreviver, mas mesmo assim ainda tem tempo e disposiÁ§Á£o para manter vivas essas tradiÁ§Áµes. Á‰ lÁ³gico que nÁ£o se podem fazer eventos dessa magnitude sem o apoio da iniciativa privada e, principalmente do setor pÁºblico. Por isso mesmo achamos importante mostrar e enaltecer todas as partes envolvidas na realizaÁ§Á£o dessas festas populares.

OposiÁ§Á£o Oportunista

A oposiÁ§Á£o de ParnaÁ­ba, tenho dito: “Á‰ oportunista sim senhor”. Pois bem vejamos: Para provar essa tese, vou deixa-la solta no ar, no caso, na internet. Ainda nÁ£o perdi um Áºnico dia das apresentaÁ§Áµes, e posso falar: NÁ£o vi em nenhuma das noites, nenhum polÁ­tico oposicionista ou alguÁ©m – blog – trabalhando em seu nome; nÁ£o vi uma Áºnica foto, mesmo de terceiros, ser divulgada pela oposiÁ§Á£o. Por que serÁ¡ isso? SerÁ¡ de caso pensando ou Á© o “patrÁ£o” que foi taxativo: “NÁƒO”.

Para comprovar minha tese da “oposiÁ§Á£o oportunista”, quero fazer uma suposiÁ§Á£o: Imaginemos que depois de passado o XIII SÁ£o JoÁ£o da ParnaÁ­ba, por exemplo, o gestor pÁºblico deixe de pagar ou atrase os pagamentos das premiaÁ§Áµes, alguÁ©m imagina o que irÁ¡ acontecer? LÁ³gico. Os blogs da oposiÁ§Á£o irÁ£o cair de boca como urubus em carniÁ§a. Nesse momento os “patrÁµes” irÁ£o assumir as rÁ©deas da situaÁ§Á£o e o coro vai comer. SÁ£o nessas horas que esses “polÁ­ticos” de ocasiÁ£o travestem-se de bom moÁ§o, defensor dos pobres e oprimidos e o paladino dos bons costumes e da moral. Portanto, povo que faz cultura popular em ParnaÁ­ba, muito cuidado nessa hora.

Antes que alguÁ©m me critique por minha posiÁ§Á£o, gostaria de deixar bem claro: NÁ£o tenho nenhum vÁ­nculo com partidos polÁ­ticos, ou por polÁ­tico A, B ou C, muito menos tenho contracheque ou DAS concedido por gestores. NÁ£o sou do partido do “quanto pior, melhor”, nem tenho pretensÁµes polÁ­ticas. Sou apenas partidÁ¡rio do bem comum, e torÁ§o para que meus filhos e netos encontrem uma sociedade melhor, com mais oportunidades para todos. TambÁ©m nÁ£o nego que tenha simpatia pela “pessoa” do Florentino Neto, que hoje Á© Prefeito, como tenho simpatia por outras pessoas que foram candidatas a prefeito de ParnaÁ­ba, e cito: JoÁ£ozinho, Fernando Gomes e atÁ© mesmo pelo folclÁ³rico MÁ£o Santa, que no fundo nÁ£o Á© mÁ¡ pessoa.


Hoje, quarta-feira terÁ¡ mais uma noite de apresentaÁ§Áµes e aproveito para convidar meus amigos da oposiÁ§Á£o. ApareÁ§am por lÁ¡, com certeza vocÁªs serÁ£o muito bem recebidos pelas autoridades e pelo povo.



    Fonte: Portalphb,com.br
    Foto: Walter F. Fontenele
    Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
    Postada dia 26/06/2013 às 14:06