Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Abertura oficial do XIII Arraial SÁ£o JoÁ£o da ParnaÁ­ba

A abertura do XIII Arraial SÁ£o JoÁ£o da ParnaÁ­ba na noite de sexta-feira (21) reuniu milhares de famÁ­lias parnaibanas e visitantes na PraÁ§a Mandu Ladino, que recebe no arraial esse ano as tradiÁ§Áµes de raiz, desde a decoraÁ§Á£o com vilas representativas Á  histÁ³ria da cidade, aos artigos do artesanato local encontrados em todas as ambientaÁ§Áµes da festa. A abertura do evento foi realizada com a apresentaÁ§Á£o de um concerto junino executado pela Banda Municipal SimplÁ­cio Dias, seguido das quadrilhas mirins CrianÁ§a no Arraial, FuracÁ£o Nordestino e AnarriÁª. A premiaÁ§Á£o total do concurso de quadrilhas e bumba-meu-boi Á© de R$ 171.000,00 (cento e setenta e um mil reais), a maior do Nordeste.

Para o Prefeito Florentino Neto, essa Á© uma festa legitimamente popular, portanto deve ser sempre preparada pelo MunicÁ­pio especialmente no sentido de valorizar ainda mais a cultura da regiÁ£o. O superintendente de cultura Helder Souza refere-se Á  grande participaÁ§Á£o e aceitaÁ§Á£o popular ao XIII Arraial SÁ£o JoÁ£o da ParnaÁ­ba como a melhor resposta Á  iniciativa municipal em levar Á  populaÁ§Á£o eventos de qualidade, seguros, onde o pÁºblico possa assistir trabalhos de grupos culturais regionais e principalmente de ParnaÁ­ba.

As barracas de comidas e bebidas tÁ­picas foram visitadas por muitas pessoas, como tambÁ©m os estandes de prestaÁ§Á£o de serviÁ§os e comercializaÁ§Á£o de artesanato local, movimentando os setores com aÁ§Áµes de economia criativa, o que segundo Helder Souza, Á© uma das propostas da realizaÁ§Á£o do evento.
A seguranÁ§a do SÁ£o JoÁ£o da ParnaÁ­ba vem sendo garantida pela PolÁ­cia Militar e por uma equipe contratada para garantir um evento onde todos possam se divertir tranquilamente. O arraial tambÁ©m conta com uma estrutura do ServiÁ§o de Atendimento MÁ³vel de UrgÁªncia (Samu), para atendimento no local e ambulÁ¢ncias em caso da necessidade de deslocamento.
ApÁ³s o concurso das quadrilhas, o pÁºblico conferiu as apresentaÁ§Áµes culturais do grupo RaÁ­zes do Nordeste e a quadrilha "Arrasta Chinelo", de Cocal (PI). A noite encerrou com o show da Banda Amor Real de Fortaleza (CE) no palco principal.

Com informaÁ§Áµes da ASCOM da PMP



    Fonte: Portalphb,com.br
    Foto: Walter F. Fontenele
    Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
    Postada dia 22/06/2013 às 17:22