Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil

Sem apoio da Secretaria de Estado da Saúde, Parnaíba tenta superar crise do Coronavírus

A Secretária de Saúde do município de Parnaíba demostra preocupação com o tratamento vindo do Governo do Estado para a cidade. Segundo ela, nenhum teste para Covid-19 (novo coronavírus) foi enviado pela SESAPI para o município. Embora o Estado tenha adquirido um estoque de testes na última semana, até então, nenhum destes testes foram destinados a Parnaíba.

Rejane Moreira explica que a Secretaria de Saúde de Parnaíba, sob o comando do Prefeito Mão Santa, criou um plano de contingência e um gabinete de enfrentamento ao Covid-19. No plano de ação coordenado pela Secretária Rejane existem ações e até treinamentos no intuito de garantir o bem estar da população e também dos profissionais da saúde.

Na segunda-feira (31) foi lançado oficialmente o 1º boletim com os dados do Coronavírus em Parnaíba, enumerando 37 casos suspeitos, sendo 11 descartados e 01 óbito. Rejane explica que o caso do óbito entrou nos números de Parnaíba porque a vítima residia na cidade, embora o caso tenha dado entrada ao atendimento médico em Teresina.

A Secretária explica ainda que tem buscado apoio e parcerias e cita, que a UFDPar (Universidade Federal do Delta do Parnaíba), tem trabalhado junto com sua equipe e deve disponibilizar testes rápidos ao município nos próximos dias. Rejane explica que é necessário EPIs (Equipamento de proteção individual), a carência se dá pela extremidade da situação e sozinho o município de Parnaíba não tem capacidade de trabalhar, precisa de apoio, assim como as outras cidades.

Rejane Moreia ainda diz que o único órgão que tem dificuldade de tratativa é o Governo do Estado e Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI), ela diz que o Secretário Florentino não abre diálogo e mantem relação distante, o que dificulta as ações no município de Parnaíba. Além de não enviar os testes rápidos, que inclusive foram disponibilizados pelo Ministério da Saúde, Florentino Neto até o momento ainda não deu nenhuma ajuda concreta a cidade de Parnaíba durante a crise do Coronavírus.

Fonte: Gleitowney Miranda
Foto: Divulgação
Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
Postada dia 01/04/2020 às 10:14