Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


ParnaÁ­ba Cidade Loteada: Flanelinha ganha R$ 1 mil vendendo vaga

O crescimento econÁ´mico do municÁ­pio de ParnaÁ­ba, ao longo da Áºltima dÁ©cada, Á© percebido pela populaÁ§Á£o e comprovado atravÁ©s de estatÁ­sticas e pesquisas. O resultado do progresso, no entanto, nem sempre Á© positivo. Uma prova disso Á© o aumento no fluxo de veÁ­culos, gerando diversos problemas relacionados ao trÁ¢nsito.

A falta de vagas para estacionamento no Centro, no entorno de Á¡reas comerciais, bares e casas noturnas tem se tornado cada vez mais comum para motoristas e motociclistas. Ao redor da PraÁ§a da GraÁ§a, coraÁ§Á£o da cidade, achar um espaÁ§o e parar carro ou moto Á© uma tarefa que exige tempo, paciÁªncia e algum dinheiro no bolso.

Depois de (por sorte) encontrar uma vaga, nÁ£o demora muito para que o condutor do veÁ­culo seja abordado pelo ‘dono do pedaÁ§o’. Quase sempre Á© a mesma coisa: “Vou vigiar aqui, viu meu patrÁ£o?!”, ou algo semelhante. AlÁ©m de incomodar, a delimitaÁ§Á£o de espaÁ§os para posterior venda de vagas Á© ilegal e pode atÁ© ser crime.

Segundo alguns juristas, esta negociaÁ§Á£o unilateral Á© tipificada no CÁ³digo Penal Brasileiro como ExtorsÁ£o, Constrangimento Ilegal, UsurpaÁ§Á£o de FunÁ§Á£o PÁºblica e atÁ© mesmo Estelionato. NÁ£o Á© o que pensa Leonardo Sales, que hÁ¡ cerca de cinco anos ganha a vida com a atividade. “Chego a apurar R$ 50 por dia, quase mil por mÁªs”, diz.

O flanelinha ressalta que a manutenÁ§Á£o de determinado ponto muitas vezes gera confusÁ£o entre os guardadores. “Cada um tem seu lugar, mas as vezes um quer tomar o do outro e acaba dando briga. Chego aqui antes das 7h e fico atÁ© 17h e jÁ¡ construÁ­ minha clientela. Tem gente que sÁ³ estaciona comigo”, declarou em tom de satisfaÁ§Á£o.

A Prefeitura Municipal de ParnaÁ­ba reconhece o problema e alega estar estudando soluÁ§Áµes. Segundo o secretÁ¡rio de Transportes e TrÁ¢nsito, Heleno Maia, uma empresa foi contratada para realizar um estudo tÁ©cnico sobre o trÁ¡fego de veÁ­culos e questÁµes afins. “A partir daÁ­ vamos aplicar as soluÁ§Áµes apontadas no relatÁ³rio”, explica.

    Fonte: Portal Costa Norte
    Foto: Portal Costa Norte
    Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
    Postada dia 23/04/2013 às 12:15