Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Roteiro TurÁ­stico: Parque EcolÁ³gico Cachoeira do urubu

ParnaÁ­ba – Em mais uma das minhas andanÁ§as pelo Estado do PiauÁ­, tive o prazer mais uma vez, de visitar o Parque EcolÁ³gico Cachoeira do Urubu, localizado entre os municÁ­pios de Esperantina e Batalha.

O Parque EcolÁ³gico Cachoeira do Urubu fica a cerca de 160 km da cidade de ParnaÁ­ba, seguindo pela estrada que leva a Joaquim Pires. De Joaquim Pires atÁ© Esperantina sÁ£o mais 52 km. JÁ¡ prÁ³ximo de chegar a Esperantina pode-se ver uma estrada, que leva, depois de 12 km, ao paraÁ­so a cÁ©u aberto, que sÁ£o as corredeiras da Cachoeira do Urubu.

Essa exuberÁ¢ncia de natureza foi eleita como uma das sete maravilhas do estado do PiauÁ­. Nos perÁ­odos chuvosos o espetÁ¡culo Á© impressionante. Infelizmente – como podemos ver nas fotos – o inverno da regiÁ£o nÁ£o estÁ¡ ajudando muito, mais mesmo assim o local Á© bastante visitado por turistas, principalmente nos finais de semanas, onde por lÁ¡ chegam vÁ¡rios Á´nibus de excussÁ£o do PiauÁ­ e de outros Estados.

A Cachoeira do Urubu Á© formada pelo Rio LongÁ¡. O nome – segundo alguns locais – se deu por causa da variaÁ§Á£o do nÁ­vel do rio, que em Á©poca de estiagem diminui o volume de Á¡gua e muitos peixes ficam presos nas grutas das pedras, atraindo o urubu-rei, que Á© uma espÁ©cie de condor da AmÁ©rica do sul.

O melhor Á© que os visitantes podem ter contato com as Á¡guas mornas e borbulhantes. Uma passarela com pilares de concreto e extensÁ£o de mais de 300 metros atravessa o rio. No perÁ­odo da cheia, provocada pelas chuvas de dezembro a marÁ§o, o nÁ­vel das Á¡guas sobe tanto, que se forma uma fina camada no piso. O som ecoado pelas Á¡guas e a nÁ©voa Áºmida sÁ£o envolventes. A mais de 5 mil metros Á© possÁ­vel ouvir os “trovÁµes da cachoeira”.

O Parque EcolÁ³gico da Cachoeira do Urubu Á© um local de preservaÁ§Á£o ambiental. EstÁ¡ localizado a menos de 30 minutos do Centro de Esperantina aproximadamente 25 quilÁ´metros, e o acesso Á© por via asfaltada.

A presenÁ§a de visitantes Á© permitida, mas Á© preciso ter respeito pelo meio ambiente.

Animais como pÁ¡ssaros e roedores frequentam o local, uma mostra das mais variadas cores e tonalidades da natureza.

Para quem desejar passar mais dias por lÁ¡ e deliciar-se com o espetÁ¡culo, na margem, do lado do municÁ­pio de Esperantina fica instalada a estrutura de apoio aos turistas como: Pousada e Á³timas opÁ§Áµes para refeiÁ§Áµes.





    Fonte: Portalphb,com.br
    Foto: Walter F. Fontenele
    Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
    Postada dia 23/04/2013 às 11:45