Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Acusados de planejar morte de DÁ©cio SÁ¡ trocam acusaÁ§Áµes entre si

A morte do jornalista DÁ©cio SÁ¡ completa um ano nesta terÁ§a-feira (23). Nesse perÁ­odo as investigaÁ§Áµes realizadas pela PolÁ­cia Civil e MinistÁ©rio PÁºblico levaram ao indiciamento de 13 pessoas que teriam formado uma espÁ©cie de consÁ³rcio para assassinar o jornalista, devido a denÁºncias entÁ£o publicadas em seu blog, ligando um grupo de agiotas a um assassinato no PiauÁ­.


Os investigadores chegaram aos supostos mandantes do assassinato apÁ³s os desdobramentos de outra investigaÁ§Á£o: o assassinato do empresÁ¡rio FÁ¡bio Brasil, em Teresina, no PiauÁ­.

De acordo com a polÁ­cia, a quadrilha de agiotas emprestava dinheiro a juros para prefeitos durante as campanhas eleitorais. Depois de eleitos, os polÁ­ticos faziam os pagamentos com dinheiro pÁºblico – usando cheques.

FÁ¡bio Brasil era um empresÁ¡rio do PiauÁ­ que, segundo as investigaÁ§Áµes jÁ¡ fez parte da quadrilha, mas ficou devendo dinheiro para os chefes do bando: GlaÁºcio Alencar e o pai dele, JosÁ© de Alencar Miranda.


Os dois teriam contratado um dos maiores pistoleiros do norte e nordeste do paÁ­s – Jhonatan dos Santos Silva, que confessou ter matado quase cinquenta pessoas

Uma pessoa que mantinha contato com os agiotas e que tem medo de mostrar o rosto, foi fundamental nas investigaÁ§Áµes. Ele foi o primeiro a contar Á  polÁ­cia, antes mesmo da prisÁ£o do pistoleiro, que teria ouvido GlÁ¡ucio Alencar falar que pensava em matar FÁ¡bio Brasil: "Surgiu essa conversa que o Ricardinho [integrante do grupo] foi lÁ¡ dizer que o FÁ¡bio Brasil queria matÁ¡-lo por conta dessa... pra nÁ£o pagar a dÁ­vida. Foi aÁ­ que o Glaucio se mostrava muito preocupado e veio a proposta dele virar o jogo para matar o FÁ¡bio Brasil."

AlÁ©m do assassinato de FÁ¡bio Brasil, o pistoleiro confessou ainda ter matado o jornalista DÁ©cio SÁ¡, no dia 23 de outubro do ano passado, em SÁ£o LuÁ­s – a mando da mesma quadrilha de agiotas.


    Fonte: G1 maranhão
    Foto: Divulgação
    Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
    Postada dia 22/04/2013 às 20:03