Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Faixa de Pedestres perigo constante

O principal objetivo da criaÁ§Á£o de faixas de pedestres nas avenidas mais movimentadas Á© facilitar a passagem e proporcionar seguranÁ§a aos pedestres.

Como os pedestres sÁ£o os maiores beneficiados pelo uso dessa sinalizaÁ§Á£o vertical, seria interessante que os mesmos tivessem o conhecimento necessÁ¡rio para preservar sua integridade fÁ­sica, e de quebra a dos condutores dos veÁ­culos automotores.

A consciÁªncia de que o perigo ao atravessar uma faixa de pedestre Á© constante, seria a primeira atitude que o pedestre deveria ter em mente.

Faixa de pedestre nÁ£o Á© passarela, muito menos um dos cÁ´modos de nossas casas, onde podemos andar despreocupado, portanto, Á© imprudente atravessa-las sem o mÁ­nimo de cuidado e atenÁ§Á£o. Infelizmente Á© muito comum vermos pedestres atravessando a faixa usando o telefone celular, ou pasmem, aproveitando a travessia para retocar a maquiagem.

Ainda no quesito desrespeito Á  faixa de pedestre - e que Á© muito comum em ParnaÁ­ba - podemos citar os pedestres que preferem ignorar o perigo e atravessam fora da faixa, mesmo estando a poucos metros de uma. Essa irresponsabilidade alÁ©m de por em risco sua saÁºde e sua vida, obrigam os motoristas e motociclistas a fazerem verdadeiro malabarismo para tentar evitar o pior.

Outro fator preocupante Á© a ignorÁ¢ncia de alguns condutores de veÁ­culos automotores que ignoram completamente tal sinalizaÁ§Á£o, atitude essa que constantemente causam acidentes e atropelamentos.

Por incrÁ­vel que possa parecer, o tipo de acidente envolvendo faixa de pedestre em ParnaÁ­ba mais comum Á© o abalroamento por trÁ¡s. Isso Á© facilmente explicado pela falta de educaÁ§Á£o no transito de muitos motoristas, que alÁ©m de nÁ£o respeitar as faixas, ainda acreditam que todos fazem o mesmo. Atitudes simples por partes dos condutores, como por exemplo, ligar o pisca alerta, jÁ¡ iriam diminuir e muito esses acidentes.


Algumas Dicas na hora de atravessar a faixa de Pedestre

Nunca atravesse fora da faixa de pedestres;

Quando for atravessar, pare em cima da calÁ§ada e sinalize com o braÁ§o em riste, fazendo movimentos para alertar os condutores;

Nunca entre na faixa sem ter a certeza que os condutores notaram sua presenÁ§a e sua intenÁ§Á£o;

JÁ¡ no meio da travessia, nunca tire os olhos dos veÁ­culos, pois pode aparecer de repente um desavisado;

O trÁ¢nsito Á© letal. SÁ³ relaxe apÁ³s ter atravessado toda a faixa, e se encontrar na calÁ§ado do outro lado;

Lembre-se. A sua vida Á© seu maior patrimÁ´nio, nÁ£o espere que os outros a preservem por vocÁª. Isso Á© prioritariamente obrigaÁ§Á£o sua;

Evite atravessar a faixa usando fones de ouvidos. Esses acessÁ³rios diminuem o seu poder de audiÁ§Á£o e de percepÁ§Á£o do perigo;

Ande sempre em posiÁ§Á£o defensiva;

Espere sempre o pior dos condutores;

Tenha cuidado e atenÁ§Á£o por vocÁª e pelos outros.

Lembrem-se. O trÁ¢nsito Á© feito por todos nÁ³s.

    Fonte: Portalphb,com.br
    Foto: Divulgação
    Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
    Postada dia 22/04/2013 às 07:59