Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


PraÁ§a dos Poetas: sujeira e abandono no centro de ParnaÁ­ba

A PraÁ§a dos Poetas, inaugurada na gestÁ£o do ex-prefeito de ParnaÁ­ba, Paulo Eudes Carneiro com o objetivo de tornar o espaÁ§o, um centro cultural e de homenagem a poetas locais e regionais, tornou-se ao longo do tempo, um ambiente desprezado em pleno centro da cidade.


Antes, o local abrigava um terminal de Á´nibus, onde um grande nÁºmero de ambulantes faziam vendas para os que embarcavam e desembarcavam, alÁ©m dos populares que faziam compras na regiÁ£o central da cidade.


O projeto, alÁ©m de nÁ£o chamar a atenÁ§Á£o da populaÁ§Á£o, pois nÁ£o atraiu populares para o local com o intuito de promover cultura, nÁ£o valorizou os poetas de formas significativa e tampouco recebeu os cuidados devidos.


Com o passar do tempo, virou um depÁ³sito de lixo, placas com os nomes dos poetas foram arrancadas, populares utilizam o local como banheiro pÁºblico, e em determinados horÁ¡rios, a falta de seguranÁ§a predomina. No espaÁ§o, alÁ©m de muitos assaltos, ano passado foi cometido um assassinato no espaÁ§o.


Sem utilizaÁ§Á£o e conservaÁ§Á£o, o logradouro pÁºblico estÁ¡ abandonado e sujo. Havia tambÁ©m inicialmente, um jardim, que nÁ£o foi tratado de forma contÁ­nua e perdeu a “vida”.

A falta de cuidados facilita a permanÁªncia de dependentes quÁ­micos, que ocupam os bancos ao anoitecer para consumir drogas. AlÁ©m disso, os depÁ³sitos de lixo nÁ£o sÁ£o suficientes para a demanda de tantos comÁ©rcios, acumulando restos de materiais de lojas ao redor da praÁ§a, atraindo ratos e baratas, sem falar do aspecto visual.


Outro problema no local, segundo comerciantes, diz respeito ao nÁºmero de ambulantes ao lado da grade lateral da praÁ§a, que prejudica as vendas destes por quase tornarem alguns pontos intrafegÁ¡veis por ocupar maior parte da calÁ§ada e muitos destes nÁ£o contribuem com a limpeza.


A praÁ§a, assim como outras no centro da cidade, merece cuidados. Se nÁ£o houver providÁªncias, aos poucos, patrimÁ´nios e consequentemente, memÁ³rias, perderÁ£o o valor cultural diante do tempo.

NÁ£o somente ambulantes jogam lixo nas calÁ§adas da praÁ§a e sujam o espaÁ§o, mas alguns comerciantes da Á¡rea, pois sem nenhuma preocupaÁ§Á£o despejam no local, restos de caixas e sacos plÁ¡sticos.





    Fonte: Tacyane Machado / Pr
    Foto: Proparnaíba
    Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
    Postada dia 03/12/2012 às 13:50