Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Roteiro TurÁ­stico: Milagres do MaranhÁ£o

Os Estados do PiauÁ­, CearÁ¡ e MaranhÁ£o sÁ£o potencialmente conhecidos pelo turismo de praias, dunas e toda a exuberÁ¢ncia que um belo litoral pode proporcionar aos turistas.


Enganam-se as pessoas que pensam que nesses trÁªs Estados o turismo vive apenas de litoral.


Iremos abrir uma sÁ©rie de matÁ©rias que iremos fazer desbravando as belezas naturais, que apesar de belas, sÁ£o ainda desconhecidas pela grande maioria das pessoas.


Milagres do MaranhÁ£o


Durante todo o dia de sÁ¡bado (30), uma trupe do PFC (ParnaÁ­ba Foto Clube), saiu Á  caÁ§a de belas locaÁ§Áµes para registros fotogrÁ¡ficos. A dica de um dos membros era para visitarmos a cidade de Santa QuitÁ©ria, no vizinho Estado do maranhÁ£o.


Viagem rÁ¡pida – pouco mais de 120kms – com um percurso de aproximadamente uma hora e meia seguindo pela BR que liga ParnaÁ­ba Á¡ capital do Estado do MaranhÁ£o, SÁ£o LuÁ­s.


Nossa primeira parada foi na pequena mais aconchegante cidade de SÁ£o Bernardo para pegar outros membros que jÁ¡ se encontravam no local. De lÁ¡, mais uns 30kms e chegamos ao nosso destino final, a cidade de Santa QuitÁ©ria.


A cidade de Santa QuitÁ©ria nÁ£o possui muitos atrativos mais Á© cercada por vÁ¡rios pontos com muita natureza, rios, lagoas e mirantes esculpidos pela Natureza.


O ponto escolhido para essa jornada fotogrÁ¡fica foi Á  pequena cidade de Milagres do MaranhÁ£o – cerca de uns 60kms de Santa QuitÁ©ria, logo depois da cidade de Brejo - , cidade essa que ganhou esse nome devido aos “supostos” milagres que ocorreram hÁ¡ tempos atrÁ¡s. NÁ£o iremos nos deter no lado mÁ­stico e religioso da regiÁ£o, mais os populares juram de pÁ©s juntos que nÁ£o foi apenas um caso, mais vÁ¡rios casos de milagres no principal ponto turÁ­stico da cidade, a Pedra dos Milagres. As duas histÁ³rias mais famosas e contadas atÁ© pelos nossos pequenos guias Á© do leite que derrama pelas frestas da pedra, e o caso mais impressionante teria sido de uma mulher que caiu do cume da pedra, e alÁ©m de nÁ£o sofrer qualquer lesÁ£o, ainda caiu de pÁ©.


A Pedra de Nossa Senhora dos Milagres


Durante muitos anos, vÁ¡rias caravanas de turistas rumam de todos os lugares do Brasil para conhecer e colher um pouco do liquido, que segundo alguns Á© milagroso.AtÁ© mesmo entre alguns populares da regiÁ£o essa histÁ³ria diverge. Alguns acreditam fielmente que o liquido Á© milagroso e que ele existe, enquanto alguns acham que Á© algum tipo de armaÁ§Á£o, como me falou o Sr. Chiquinho, um local com quem falamos a respeito.


Independentemente dos fatores religiosos e mÁ­sticos vale muito a pena explorar a natureza da regiÁ£o. A subida ao cume da pedra - onde supostamente a mulher caiu - Á© passeio indispensÁ¡vel para os adultos e nÁ£o recomendado a crianÁ§as, pois o perigo de uma queda Á© constante.
Os rumores dos milagres atraem centenas de pessoas em busca de alguma graÁ§a. Muitos fazem miniaturas do objeto de seus desejos em busca do “milagre”.Como as dificuldades nÁ£o sÁ£o iguais para todos, o que pudemos ver ao pÁ© da Pedra dos Milagres foi uma diversidade enorme de pedidos. Uns buscando cura para alguma parte do corpo humano, outros buscando o sonho da casa prÁ³pria e outros querendo um barco para manter a famÁ­lia foram alguns exemplo do que podemos encontrar por lÁ¡.


O povo acolhedor e sempre pronto a ajudar e as belas ribeirinhas trabalhando na lavagem das escadarias da Igreja, fecham essa nossa aventura pela regiÁ£o de Santa QuitÁ©ria, Brejo e Milagres do MaranhÁ£o.


Confiram fotos da RegiÁ£o




    Fonte: Portalphb,com.br
    Foto: Walter F. Fontenele
    Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
    Postada dia 31/03/2013 às 10:22