Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Não é Mão Santa o inimigo da Parnaíba!

É fácil se comprovar que o inimigo nº 01 da Parnaíba não é o prefeito Mão Santa, como querem fazer crer aqueles que por ele foram destronados do poder em 2016, numa eleição livre e democrática. É só observar que, enquanto o governador do estado, que mantém a chamada grande imprensa de olhos vendados, tem como foco principal de seu governo a distribuição de cargos para apaniguados, Mão Santa busca resolver os problemas da cidade, embora lutando contra a escassez de recursos, agravada com a hecatombe de que foi vítima a Parnaíba, com o inverno rigoroso que se abateu sobre ela. Antes, em período invernoso não se fazia capina, não se tapava buraco? só quando a chuva parava. Hoje é diferente?Sem dinheiro, sem verbas federais no balde, como tinham no tempo do PT, hoje se constrói, se reforma, se refaz. Essa é a diferença.

No poder desde 2002

Wellington Dias se elegeu em 2002, junto com Lula, seu ídolo maior. Governou quase 8 anos e se afastou para se candidatar a senador, deixando em seu lugar seu vice-Wilson Martins, a quem ajudou eleger e fez manter em vários cargos no governo os petistas de patente mais elevada. Depois volta ao poder por mais 4 anos e se reelege. Vai chegar aos 16 anos, afora mais 4 de Wilson Martins quando vários petistas continuaram ``mamando``. Ao todo, serão 20 anos de petismo no poder, quando Wellington Dias terminar o seu 4º mandato.

Não, não se tem notícias de ganhos relevantes para Parnaíba durante todo esse período. Só perdemos - da Academia de Polícia e Espaço da Cidadania, ao desmonte de órgãos como o Iapep, Detran, delegacias de polícia, enfim, nenhuma estrutura do governo em Parnaíba foi fortalecida. Em contrapartida, aos amigos e correligionários o governador mentiu e prometeu: reforma e conclusão da ponte Simplício Dias, Complexo Porto das Barcas, Mercado da Caramuru, reforma do Estádio Petrônio Portelo? a lista é imensa.

Enquanto isso, após assumir, pela 2ª vez, o comando do município em 2017, Mão Santa só tem procurado reconstruir o que encontrou destruído durante os 12 anos que estiveram no Poder o José Hamilton C. Branco e Florentino Alves Neto. Inclusive, obras grandiosas e caríssimas, que iniciaram em seus governos, conveniados com o Governo Federal, não souberam aproveitar a oportunidade de deixarem seus nomes na história. E as abandonaram, a exemplo a obra de esgotamento sanitário, orla da Pedra do Sal, CEU das Artes, várias creches, Centro de Iniciação ao Esporte, recém- inaugurado, UPA 24 horas? estruturas que estão sendo postas em funcionamento, após inúmera idas e vindas a Brasília, para refazer projetos, resgatar recursos e finalizar. Tudo em respeito ao dinheiro público que estava sendo desperdiçado.

E quando Mão Santa inaugura obras como o CIE- Centro de Iniciação ao Esporte ou conclui o CEU das Artes, Upa, Creches, etc., seus opositores questionam: Ah, mas a obra não é da prefeitura!!! Babacas! Claro que é. É da população, sim. Construídas com recursos da população que estavam enterrados, por eles. Há demérito no prefeito que faz o que Mão Santa vem fazendo? Claro que não. Há respeito ao que é do povo. E mais: Por 12 anos Parnaíba foi governada por Zé Hamilton e Florentino, que eram atrelados ao governo federal e ao governo do Estado, ambos do PT. E o que trouxeram para Parnaíba além de programas que chegaram também a todos os Estados da Federação - Minha Casa Minha vida e Bolsa Família, dentre outros? Nenhum grande projeto (Como conclusão do Porto ou os dos Tabuleiros Litorâneos) - por conta do grande amor quem dedicavam (W. Dias, Hamilton e Florentino) ao Lula e à Dilma!!!

Mão Santa deve encerrar seus 4 anos de mandato com a conclusão dos Tabuleiros Litorâneos, um objetivo que tem buscado realizar de forma obstinada, desde que assumiu o mandato em 2017. E já trouxe a Parnaíba até um presidente da República. Semana que vem traz o terceiro ministro do atual presidente da República, a quem tem feito o mesmo pedido da conclusão dos Tabuleiros. Agora é a vez da vinda Gustavo Canuto do Desenvolvimento Regional, ao qual o assunto está ligado. Mão Santa acredita piamente que vai concluir a obra, dando à sua cidade um presente de uma importância ímpar. E Mão Santa é o louco? Que não gosta da Parnaíba? Quem o conhece sabe que ele é como é, aqui e alhures. O Brasil o conhece, admira-o e o respeita, pelo que foi quando Senador da República. Em Brasília, nos corredores do Congresso, todos constatam isso. E em Parnaíba, os invejosos só procuram diminuí-lo, ridicularizá-lo. Mas é ele o prefeito. Eleito pelo povo. Esse é o fato. O resto é resto.

Fonte: Blog do Bernardo Silva
Foto: Divulgação
Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
Postada dia 02/05/2019 às 16:07