Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Carlson Pessoa propõe proibir o uso de canudos de plásticos, em Parnaíba

O Vereador e líder do Governo, Carlson Pessoa (PPS) apresentou na sessão ordinária desta terça-feira (04), Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade para bares, restaurantes, trailers e similares, legalmente autorizados pelo Poder Público Municipal, a fornecer aos seus clientes canudos de papel biodegradável e/ou reciclável individual e hermeticamente embalados.

Na defesa da sua propositura, Carlson Pessoa salientou o cuidado que todos nós devemos ter com o Meio Ambiente e em que condições essa geração deixará o Planeta para as próximas. ``Eu vi em algumas reportagens o mal que o uso de plástico está causando a natureza. Eu não estava bem a par desse assunto, mas vi uma matéria do G1.com falando que o mundo declarou guerra aos canudos de plásticos``, pontou Carlson Pessoa.

``Segundo dados da ONG, Ocean Conservancy, sediada nos EUA, o plástico foi o sétimo item mais coletado nos oceanos de todo o mundo, em 2017. A cidade do Rio de Janeiro foi à primeira cidade brasileira a proibir o uso de canudos de plásticos. A Lei em vigor estabelece que quem for flagrado usando o material será intimado e terá o prazo de 60 (sessenta) dias para regularizar a situação, sob pena de ser multado. Iniciativa semelhante tramita na cidade de São Paulo para banir o uso de canudos plásticos em estabelecimentos comerciais da cidade``, disse.

A estimativa é que mais de 1 bilhão de canudos plásticos sejam descartados todos os dias em todo o mundo. Esses canudos são usados por poucos minutos pelos consumidores, mas levam em média 450 anos para se decompor, causando sério problemas ambientais.

O Projeto de Lei foi aprovado em primeira votação, com a abstenção do Vereador Carlos Alberto Santos de Sousa ? Beto (PP).


Fonte: Walter Fontenele
Foto: Divulgação
Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
Postada dia 04/09/2018 às 14:23