Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Vereadores de oposição solicitam a mudança de local do Centro Pop

Na sessão do Legislativo Municipal desta terça-feira (05), através do requerimento 321/2018, a bancada da oposição: Fátima Carmino (PT), Ricardo Veras (PSD) e Daniel Miranda (PRB) solicitou ao prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis de Moraes Sousa (Mão Santa) a retirada do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) do casarão da Dona Auta, localizado na Rua Duque de Caxias, 618, no centro da cidade.

Segundo os Vereadores signatários do requerimento, o Casarão da Dona Auta é um dos prédios mais antigos do centro histórico do Município e que, Com a instalação do Centro Pop, começou a sofrer depredações e risco de sinistro, devido ao uso de um fogão onde são preparadas as refeições diárias servidas às pessoas em condições de vulnerabilidade.

A Vereadora Fátima Carmino justificou a solicitação como sendo um pleito de pessoas e autoridades que participaram de uma audiência pública que discutiu a preservação do patrimônio histórico e cultural de Parnaíba, realizada por ela e pelos os outros signatários do requerimento.

O Vereador e líder do governo, Carlson Pessoa (PPS), enalteceu a sensibilidade da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEDESC), Adalgisa Carvalho de Moraes Sousa ao instalar o Centro Pop no referido casarão, dando oportunidade para que às pessoas em situação de vulnerabilidade, que geralmente residem no centro da cidade, serem assistidas com diversas atividades multidisciplinares e, principalmente, com um local para higiene pessoal e duas alimentações ao dia. ``O local não é para pernoite. Se tem alguém pernoitando no local estar pernoitando de forma inadequada. Só lembrando que esse Casarão da Dona Auta vivia abandonado na gestão anterior e que o local onde era instalado o Centro Pop, próximo ao Supermercado Carvalho, na Avenida São Sebastião era longe do centro, dificultando que essas pessoas fossem assistidas``, pontou Carlson Pessoa.

``Se há depredações é preciso que a gestão tome as providencias, mas o que não pode acontecer novamente é que essas pessoas fiquem desassistidas pelo Poder Público Municipal, como acontecia tempo atrás``, disse.

A Vereadora Neta Castelo Branco (DEM) se absteve da votação e justificou: ``Vou me abster dessa votação e vou dizer o motivo. Há uns meses eu pedi a essa casa uma menção de aplauso à doutora Fernanda e a equipe do Centro Pop, motivada pelo pedido de dois rapazes que são guardadores de veículos aqui na Praça. Eles falaram que a Câmara homenageia tantas pessoas e que deveríamos homenagear também o pessoal do Centro Pop, que os recebe com carinho e dignidade``, frisou Neta Castelo Branco.

``Tenho preocupação com o patrimônio histórico, mas tenho preocupação também com a população em situação de Rua. Retirar o Centro do Pop de suas atuais instalações e levar para um local afastado, prejudicando essas pessoas, eu não aprovo. É por esse motivo que me abstenho da votação do requerimento``, frisou Neta.

O requerimento foi aprovado com as abstenções dos Vereadores: Irmão Marquinho, Carlson Pessoa e Neta Castelo Branco.

Fonte: Walter Fontenele
Foto: Walter Fontenele
Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
Postada dia 05/06/2018 às 23:03