Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Aprovado projeto que institui campanha Janeiro Branco em Parnaíba

Foi aprovado na noite desta terça-feira (12) em sessão dupla na Câmara Municipal, o Projeto de Lei de N° 4.256, de autoria do vereador Carlson Pessoa (PPS), que institui a Campanha Janeiro Branco em Parnaíba. O projeto estimula campanhas e ações que levam a sociedade a pensar e debater a saúde mental como prioridade, evitando desta forma o surgimento de doenças psicossomáticas.

No mês passado o parlamentar foi procurado por idealizadores do projeto em Parnaíba, a fim de que a proposta fosse levada para apreciação da Casa de Leis. Agora o projeto será encaminhado para ser sancionado pelo prefeito Mão Santa, sendo que após esse passo, as ações deverão ser executadas a partir de janeiro de 2018. O projeto já existe em 15 municípios brasileiros e, em Parnaíba, é composto por voluntários na área de medicina, psicólogos e alunos de psicologia, entre outros. O estudante de Psicologia da Faculdade Maurício de Nassau e um dos organizadores da campanha, Carlos Henrique Júnior, conversou com nossa equipe após a votação e falou da importância da iniciativa.

``Agradecemos o empenho do vereador Carlson Pessoa que abriu as portas para que o projeto fosse implantado em Parnaíba. As ações irão agregar ainda mais a saúde mental em nossa cidade. Quando falamos nesse tema, as pessoas costumam associar a loucura, mas queremos desmistificar esse entendimento e levar a sociedade a entender que as pessoas que estão em sofrimento mental precisam ser acolhidas e tratadas com respeito. E elas precisam entender que este é um estado passageiro, que com o tratamento, com muita conversar e o direcionamento adequado, elas podem voltar a desfrutar de uma qualidade de vida plena e feliz, sem ansiedade excessiva``, ponderou Júnior.

Em sua justificativa acerca da elaboração do projeto, bem como sua implantação na cidade, Carlson disse que o tema é de extrema relevância, sendo que a saúde mental deve ser discutida em todas as esferas da sociedade. ``Hoje em dia, infelizmente é comum ouvirmos as pessoas dizerem que estão deprimidas, que têm depressão e isso é preocupante. Parabéns aos alunos de Psicologia da Nassau por fazerem esse chamamento para a sociedade. Os índices de suicídio em nossa cidade estão muito altos e medidas que visam enfrentar essa realidade, precisam de nosso apoio. Esta sem dúvida será uma das campanhas mais importantes que o calendário da Secretaria de Saúde de Parnaíba terá``, destacou Carlson.

De acordo com o texto da matéria, a Campanha Janeiro Branco no litoral será realizada mediante organização e participação voluntária de profissionais da saúde, além de artistas, comunicadores e demais interessados. As ações se concentrarão na divulgação e incentivo sobre a importância de cada cidadão parar para refletir sobre a saúde mental, bem como a saúde emocional, sobre sua qualidade de vida e a qualidade emocional de suas relações. Será feita também a promoção da prevenção ao suicídio, bem como a detecção e o tratamento da depressão e da ansiedade. Sendo assim, a Campanha de Estímulo a Saúde Mental e ao Bem-Estar, intitulada de Janeiro Branco, passará a integrar o Calendário Oficial de Datas Comemorativas da Prefeitura de Parnaíba.

Fonte: Blog do Pessoa
Foto: Blog do Pessoa
Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
Postada dia 14/12/2017 às 12:58