Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Núcleo de Apoio à Saúde da Família realiza caminhada para prevenção do câncer de prostata.

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF com a parceria da Secretaria de Saúde realizou na tarde desta sexta-feira (24), uma caminhada pela prevenção e conscientização sobre os perigos do câncer de próstata.

A caminhada faz parte da campanha do ``Novembro Azul``, campanha que têm como objetivo prevenir e conscientizar a sociedade, principalmente, os homens dos perigos do câncer de próstata, que é o segundo tipo de câncer que mais afeta os homens. Os homens com mais de 50 anos são os mais afetados, segundo, estatísticas do Ministério da Saúde.

A coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF, Francisca Oliveira destacou a importância do trabalho de prevenção do câncer de próstatas e das vantagens de um diagnostico precoce. ``Nosso objetivo nessa caminhada é conscientizar os homens a procurarem um posto de saúde para a realização do PSA, aqueles com mais de 40 anos. Importante salientar que não apenas os homens com mais de 40 anos, mas todos os homens devem sempre manter contato com os postos de saúde para realizarem seus exames, pois a prevenção precoce é fundamental para o êxito do tratamento``, pontou, Francisca Oliveira.

``É comum os homens só procurarem os postos de saúde quando sentem algum sintoma desconhecido, mesmo assim só depois de se automedicarem. Quero agradecer a parceria do Secretário de Saúde, Dr. Bessa e os demais órgãos e secretarias que estão nos apoiando nessa caminha e nessa campanha``, disse.

A caminhada teve inicio na Praça do Amor e seguiu até o Parnaíba Shopping. Segunda a coordenadora ``o percurso foi pensando para ser apenas poucos metros, devido as condições de mobilidade de alguns dos participantes``.

Saiba Mais sobre o câncer de próstata

Fatores de Risco:


Idade avançada;
Histórico familiar da doença;
Fatores hormonais e ambientais;
Maus hábitos alimentares;
Sedentarismo;
Excesso de peso.

Prevenção:

Ter uma dieta balanceada;
Exercitar-se com frequência;
Manter o controle do peso;
Fazer diagnósticos antecipados.


Fonte: Walter Fontenele
Foto: Walter Fontenele
Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
Postada dia 25/11/2017 às 00:14