Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Eleições 2018: Façam suas apostas

Há um ano da eleição para Assembleia Legislativa do Estado, surgem, no cenário político de Parnaíba, alguns pré-candidatos. Uns famosos e com plena experiência na vida pública e outros com pouca ou nenhuma experiência. Esses são os perfis que estarão à disposição do eleitor na eleição de 2018, para Deputado Estadual.

Antônio José de Moraes Souza Filho - Zé Filho já foi um pouco de tudo na política do estado do Piauí. De Vereador mais jovem da história do Legislativo de Parnaíba, passando por prefeito, Deputado Estadual e alcançando o ápice ao assumir o Governo do Estado do Piauí, por 10 meses. Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí - FIEPI, Zé Filho, não terá grandes dificuldades para arregimentar os apoios necessários para conseguir a maior votação dentro de sua cidade natal, Parnaíba, e, de quebra, conseguir votos importantes por outras regiões do Estado, onde fez obras e benfeitorias quando estava no cargo de Governador.

José Hamilton Castelo Branco é outro pré-candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa. Ex-prefeito e atual Deputado Estadual, Zé Hamilton, em 2014, não obteve a votação expressiva que alguns de seus correligionários sonhavam. Com pouco mais de 12 mil votos, Zé Hamilton, amargou a 8ª suplência, mas, graças ao Governador Wellington Dias, assumiu o mandato de Deputado Estadual. A intenção do Deputado, Zé Hamilton, segundo ele mesmo declarou a imprensa, é brigar para se eleger Deputado, mas já pensando em uma possível disputa a prefeito de Parnaíba, em 2020. ``Vou colocar meu nome para apreciação dos eleitores do Estado. Se obtiver sucesso, minha intenção é sair candidato a prefeito de Parnaíba, caso contrário, encerrarei minha vida política``, pontou Zé Hamilton.

Dr. Hélio se elegeu Deputado Estadual na eleição de 2014. Com pouco mais de 12 mil votos, Dr. Hélio conseguiu a vaga através do voto de legenda. Com alguns bons projetos, Dr. Hélio é considerado uma incógnita para a eleição de 2018, que promete ser uma das mais acirradas.

Marcos Samaronne, atual vice-prefeito de Parnaíba, é um debutante da política local que almeja uma vaga na Assembleia Legislativa. Sem experiência, a sua estratégia, segundo um de assessores, seria buscar apoio e votos só na região norte, indo um pouco além, mas não passando da cidade de Piripiri. Se for verdade, essa, com certeza, é uma estratégia suicida, mas, como disse o assessor: ``O jogo só acaba quando termina``.

Em toda eleição para Assembleia Legislativa do Estado, sempre aparecem alguns Vereadores que se lançam na disputa. A intenção da maioria desses Vereadores não é competir para ganhar, pois sabem eles, que essa é uma missão inglória. Na falta de reais condições de se eleger Deputado estadual - já que muitos deles tiveram uma votação pífia para vereança - tentam, na pior das hipóteses, conseguir mais visibilidade ou um ``cadinho`` de dinheiro no banco.


    Fonte: Walter Fontenele
    Foto: Divulgação
    Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
    Postada dia 31/10/2017 às 20:11