Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Apesar do desconforto de Zico, diretoria do Fla farÁ¡ estÁ¡tua para Á­dolo

O Flamengo jÁ¡ havia anunciado. No dia 3 de marÁ§o, quando Zico completarÁ¡ 60 anos, darÁ¡ de presente ao seu maior Á­dolo uma estÁ¡tua na sede do clube, na GÁ¡vea. Apesar da alegria pela homenagem, o Galinho nÁ£o escondeu que sentiu desconforto com a situaÁ§Á£o, pelo fato de ter apoiado recentemente a nova diretoria nas eleiÁ§Áµes presidenciais e achar que o gesto pode ser interpretado como "troca de gentilezas" e ganhar um cunho polÁ­tico. Mesmo assim, por meio da assessoria de imprensa, a direÁ§Á£o rubro-negra confirmou que manterÁ¡ a decisÁ£o. O maior Á­dolo da histÁ³ria do clube disse que nÁ£o tem tambÁ©m como evitar.


- Eu nÁ£o recusei a homenagem, mas expliquei a eles que fico desconfortÁ¡vel. NÁ£o considero o momento oportuno. Podem achar que estÁ£o fazendo isso porque eu os apoiei. Pedi para que nÁ£o fizessem isso agora, mas tambÁ©m nÁ£o tenho como impedir. - afirmou Zico.


Amigo de Luiz Eduardo Baptista, o Bap, presidente da Sky e atual vice de marketing do Flamengo, o Galinho se aproximou da Chapa Azul em oposiÁ§Á£o a Patricia Amorim, derrotada nas urnas no dia 3 de dezembro. Logo apÁ³s a vitÁ³ria do grupo, Zico havia manifestado sua felicidade com o resultado.
- Eu apoio com convicÁ§Á£o pessoas em quem eu acredito. Eles, inclusive, queriam me ajudar no tempo em que eu estava lÁ¡. VÁ£o encontrar dificuldades, estou certo, mas tÁªm inteligÁªncia suficiente para fazer o melhor para o Flamengo - disse, na ocasiÁ£o.

O eterno Á­dolo rubro-negro apoiara inicialmente a candidatura de Wallim Vasconcellos, que acabou impugnado por questÁµes relacionadas ao seu tempo como associado e foi substituÁ­do por Bandeira de Mello na presidÁªncia. Dois anos antes, Zico havia retornado ao Flamengo como diretor executivo de futebol de Patricia Amorim em junho de 2010. Em meio a problemas como a prisÁ£o de Bruno e a saÁ­da de Adriano, ficou apenas alguns meses no cargo e pediu demissÁ£o sob ataques do Conselho Fiscal, na voz do presidente do Á³rgÁ£o, Leonardo Ribeiro, o CapitÁ£o LÁ©o. Sem respaldo, Zico deixou a GÁ¡vea magoado, comunicando a decisÁ£o atravÁ©s do seu site oficial.


A homenagem da estÁ¡tua pelos 60 anos do Galinho nÁ£o se resumirÁ¡ ao monumento que serÁ¡ erguido na GÁ¡vea. HaverÁ¡ tambÁ©m o movimento "Zico 60 anos", iniciativa de torcedores partidÁ¡rios da nova diretoria. Uma canÁ§Á£o para a festa, composta por Arlindo Cruz, Sandra de SÁ¡, AndrÁ© Diniz e Evandro BocÁ£o, deverÁ¡ ser interpretada por artistas como Diogo Nogueira, Neguinho da Beija Flor, Moraes Moreira e Jorge Ben Jor. HÁ¡ tambÁ©m blusa comemorativa do aniversÁ¡rio do eterno camisa 10, jÁ¡ Á  venda, e a campanha para que todos os rubro-negros vistam a camisa do clube no dia 3 de marÁ§o.
A estÁ¡tua do Flamengo serÁ¡ a quarta erguida para o ex-jogador. As duas primeiras foram feitas pelo Kashima Antlers, do JapÁ£o, onde Zico atuou nos anos 90, quando foi o grande responsÁ¡vel pelo impulso do futebol japonÁªs. Uma escultura Á© em frente ao estÁ¡dio do clube. A outra fica no minimuseu Zico inaugurado na praÁ§a interna do shopping de Kashima.


A terceira estÁ¡tua erguida para Zico fica no MaracanÁ£, estÁ¡dio no qual o eterno camisa 10 rubro-negro Á© o maior artilheiro, com 333 gols marcados.

    Fonte: Globo.com
    Foto: Divulgação
    Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
    Postada dia 06/02/2013 às 13:37