Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Patronos e Patronesses das Escolas Municipais da Parnaíba

A Secretária Municipal de Educação, Altair Marinho, da gestão do Prefeito Mão Santa, lança e executa um grande projeto de história e memória, que resgata valores sociológicos da Parnaíba e do país.

O tema do projeto é

PATRONO E PATRONESSE

DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA PARNAÍBA:

O RESGATE DA HISTÓRIA E DA MEMÓRIA DOS VULTOS.

O Projeto surgiu em razão das visitas realizadas pela Secretária de Educação do Município Altair Maria Sousa Marinho às escolas, percebendo o desconhecimento da história memorialística de seus patronos e patronesses, necessitando, portanto, resgatar a história da escola, com o intuito de sensibilizar os alunos, professores e comunidade em geral.

A pesquisa será organizada pela equipe escolar: professores, alunos, merendeiras, serviços gerais e administrativos.

Segundo Altair Marinho, o objetivo geral é

``Homenagear àqueles que contribuíram de forma direta ou indireta para a educação, com grandes exemplos de vida, preservando também a sua história e oportunizando à comunidade escolar, momentos de interação e entretenimento, através das atividades de pesquisa e socialização do conhecimento.``

A Secretária de Educação Altair Marinho também enfatiza que:

Promoverá a inclusão da comunidade escolar, explorando a história do patrono ou patronesse, fazendo uma correlação com a história da unidade escolar.

Oportunizará à comunidade escolar o estreitamento dos laços de integração.

Contará a história do seu Patrono ou Patronesse, através da orientação memorialística, para que as escolas explorem a história de cada vulto, com foco na preservação da memória e do patrimônio escolar, incentivando a pesquisa, a investigação e o compartilhamento.

Altair Marinho ainda fez as seguintes considerações sobre o projeto e a sua sociabilização:

``Teremos um momento cívico em homenagem ao patrono ou patronesse da escola, com a presença de familiares do homenageado e convidados. Os alunos cantarão o Hino [Nacional ou Estadual ou Municipal ou Escolar] e, em seguida, apresentarão a biografia do patrono ou patronesse. Farão jogral com todas as letras do nome do homenageado, enaltecendo as suas virtudes.

Além disso, haverá descerramento do quadro em homenagem ao patrono ou patronesse com a presença do Prefeito Municipal Mão Santa na escola, que é nosso prefeito educador, bem como lançaremos um livro de identidade cultural ao término das pesquisas.``



Fonte: Diego Mendes / Proparnaíba
Foto: Divulgação
Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
Postada dia 26/09/2017 às 15:52