Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Hornet 600F: A Super Classica

Ela já está no consciente popular como uma das motos mais desejadas pelo grande público. A Hornet tem história, o que nos leva a considerá-la uma clássica muito atual. Seu projeto remonta de 1994, com uma versão de 250 cc no Japão, e foi em 1998 que ela foi lançada no Japão, sendo introduzida no mercado europeu. Sua traseira avantajada e alta lhe trouxe o apelido de Hornet, (Vespa) muito difundido aqui no Brasil e na Europa, embora não adotado nos EUA e Canadá, onde logo ficou conhecida como Honda 599. Ela chegou no Brasil em 2004, sendo fabricada na Moto Honda Amazônia. A primeira versão comercializada aqui correspondia a segunda geração da motocicleta, sendo que na Europa eles já estavam na quarta geração.

Os europeus consideram a naked uma verdadeira street fighter. O conceito street fighter ou de briga de rua, nasceu de competições de rua que testavam esportivas sem as carenagens, para evitar avarias em caso de quedas. A Hornet passou a ser considerada uma street fighter pela origem esportiva de seu motor. Muitos pensam que a Hornet é uma sucessora da CB 500, porém tem como herança o motor de 4 cilindros de motos como CBR 600F/CBR 600RR. Inclusive, é importante saber que a sigla ``F`` vem de four, remetendo aos motores de 4 cilindros.

Em sua versão 2014, a Hornet conta com um motor 16 V DOHC de 4 tempos, com 4 cilindros refrigerado à água, com 599,3 cc, atingindo a potência de 102 cv à 12.000 rpm. Seu câmbio de 6 marchas conta com transmissão final feita por corrente. Sua sucessora atual é a Honda CB 650 F, que não recebe o nome de Hornet.

A Hornet foi e é um sonho de muitos. Entra para o Hall das motos clássicas bem cedo, devido as várias exigências de um mercado, inclusive ambientais.

Fonte: Postado por Portalphb
Foto: Divulgação
Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
Postada dia 15/09/2017 às 18:11