O grave problema da ocupaÁ§Á£o indevida de nossas PraÁ§as finalmente comeÁ§a a ser discutida pelas autoridades competente de nossa cidade. Á bom que se frise que jÁ¡ nÁ£o era sem tempo, afinal de contas, a PraÁ§a da Santa Casa, por exemplo, jÁ¡ estÁ¡ tomada por ambulantes hÁ¡ vÁ¡rios anos.
O vereador Bernardo Rocha - que nos parece deixou a questÁ£o do peso dos peixes para trÁ¡s - levou uma sugestÁ£o ao Prefeito Florentino Neto e ao vice Chagas Fontenele, para que a PMP utilize o Mercado de FÁ¡tima para abrigar esses trabalhadores. LouvÁ¡vel e acertada a escolha do local pelo nobre vereador, sÁ³ nÁ£o podemos esquecer de alguns detalhes:
- O problema nÁ£o Á© sÁ³ arrumar local para colocar todos esses âtrabalhadoresâ. Coloco a palavra entre aspas, pois, sabemos que principalmente na PraÁ§a da Santa Casa, existe muitos que estÁ£o lÁ¡ e que de trabalhador mesmo nÁ£o tem nada, portanto, esses devem ser tratados e enquadrados na Lei;
- NÁ£o Á© sÁ³ tambÁ©m arrumar um local e providenciar a desocupaÁ§Á£o, preciso serÁ¡ que depois algum tipo de fiscalizaÁ§Á£o seja implantada de forma definitiva nessas PraÁ§as para que os mesmos ambulantes, ou outros, retornem e voltem a ocupÁ¡-las. Uma sugestÁ£o seria alocar uma parte da Guarda Municipal e transformando-a em Guarda Municipal Patrimonial como existe em vÁ¡rias cidades do Brasil e do mundo. Outra soluÁ§Á£o seria a implantaÁ§Á£o de PPOS nessas praÁ§as, com fiscalizaÁ§Á£o 24 horas;
O mais importante dessas medidas Á© que elas realmente saiam do papel. Sabemos que projetos no PiauÁ existem aos montes, o problema Á© que 95% deles nÁ£o saem do papel e vÁ£o sendo engavetados.
O problema nÁ£o Á© de fÁ¡cil soluÁ§Á£o, mais tambÁ©m nÁ£o Á© impossÁvel de ser realizado, a Áºnica coisa que serÁ¡ necessÁ¡ria Á© a vontade de fazer do Prefeito Florentino Neto, logicamente com o aval da CÁ¢mara Municipal de ParnaÁba, pois sabemos que o Prefeito sozinho nÁ£o pode fazer quase nada.