Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


``Maria Fumaça``, uma parte da história de Parnaíba

A locomotiva ``Maria Fumaça``, é um dos mais importantes equipamentos da época de ouro da história recente do Piauí. Hoje, já se uso há bom tempo, virou peça de museu e está localizada na Esplanada da Estação, na Avenida Chagas Rodrigues, servindo de ponto turístico.

Fabricada nos EUA, em 1920, a ``Maria Fumaça`` foi incluída no inventário das locomotivas a vapor do Brasil em 2006, sendo a única do Piauí a fazer parte da memoria ferroviária nacional.

Em 2008, a ``Maria Fumaça`` foi reformada, através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura, que tinha como secretário, Arlindo Leão, e a Fundação Dr. Raul Bacellar. Além de ser uma peça de grande valor cultural, a ``Maria Fumaça`` é motivo de visitação turística, principalmente para saudosistas e antigos funcionários de Reffsa, que a chamam, carinhosamente, de ``29``.

No livro, ``História dos Dois Irmãos Milagrosos de Parnaíba``, de autoria do professor Antônio de Pádua da Costa Lima e do Jornalista José Alves Fortes Filho, consta que a locomotiva atropelou e matou, na década de 40, os dois retirantes cearenses, Francisco e Raimundo Andrade e que até hoje são considerados milagrosos.

A Esplanada da Estação, todo o entorno e a própria ``Maria Fumaça`` há anos que não recebe uma ação do Poder Público Municipal. Com todo o descaso, o número de visitantes - que ali faziam fotos e vídeos - praticamente não existe mais, o que é uma pena para a história da Parnaíba.

Fonte de pesquisa: - Revista HISTÓRICA - Matéria: A Maria Fumaça que parou numa praça - Ano I - nº 01 - Abril de 2008 - Parnaíba-PI


Fonte: Walter Fontenele
Foto: Walter Fontenele
Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
Postada dia 19/04/2017 às 12:37