Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Dicas de Fotografia: O que é o ISO e qual sua função

Quem não é mais tão jovem assim e, sempre gostou de fotografia, com certeza, já ouviu falar no termo, ``ASA``, muito utilizado na época da fotografia analógica. Pois é, a fotografia passou de analógica para digital e o que antes era ``ASA`` agora passou a se chamar ``ISO``.

``ASA`` é a sensibilidade dos filmes das antigas máquinas analógica. Portanto, quanto maior a ``ASA`` mais sensível à luz é o filme. Nas máquinas digitais, a ``ASA`` foi trocada pelo termo ,``ISO``, que é a sensibilidade à luz que é aplicada ao sensor da máquina.


Aplicação do ISO

O uso do ``ISO`` tem suas vantagens e suas desvantagens. Se o fotografo estiver no ambiente com pouquíssima luz e não dispõe de um ponto de luz artificial (luz ambiente ou Flashes) é recomendado aumentar o ``ISO`` para gerar mais sensibilidade no sensor e melhorar a qualidade final da fotografia. A quantidade de ``ISO`` suportada e também o nível de ruído gerado pelo aumento do ``ISO`` depende do equipamento utilizado. A principal desvantagem do aumento da sensibilidade à luz do sensor da máquina (ISO) é a geração de ruídos, que nas máquinas analógicas eram chamados de grãos.

Os equipamentos digitais estão evoluindo de forma rápida, o que faz com que tenhamos hoje a disposição máquinas que aceitam um número cada vez maior de ``ISO``, gerando menor ruído (granulação) nas fotografias. Mas, de qualquer forma, o uso do ``ISO``, preferencialmente, deve ser moderado e usado só em casos de pouquíssima luz.

Usando a Criatividade


Os ruídos (granulações) gerados com um ``ISO`` alto na exposição, já podem ser minimizados com ``software`` de edição de imagens. Em certos casos, pode ser preferível usar ``ISO`` mais altos e compensar com a velocidade mais rápida, para conseguir bons resultados, dependendo do objeto ou assunto a ser fotografado.

Fotografar é uma alquimia. Quase nada é proibitivo, portanto, usar a criatividade com a manipulação do aumento ou da diminuição do ``ISO`` pode gerar efeitos especiais no resultado final.

Para saber os números de ``ISO`` suportados pelo seu equipamento, recomendo uma leitura do manual do usuário. Na verdade, a leitura do manual da câmera é altamente recomendável, possibilitando um maior conhecimento e controle das muitas funções incorporadas com o advento da fotografia digital.

Observação: Veja o resultado final em uma fotografia usando vários números de ``ISO`` na fotografia de capa dessa matéria e na foto abaixo.

Fonte: Walter Fontenele / Portalphb
Foto: Divulgação
Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
Postada dia 17/01/2017 às 13:49