Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Idiotice e Progresso: Financial Times critica banda do RS

SÁ£o Paulo - Com tÁ­tulo polÁªmico, um blog do Financial Times responsabilizou hoje o "idiota solitÁ¡rio" que usou fogos de artifÁ­cio dentro da boate Kiss pelo incÁªndio que matou mais de 230 jovens em Santa Maria (RS).

Artigo do jornalista Jonathan Wheatley afirma que o incidente vai aumentar a pressÁ£o sobre o Brasil, paÁ­s que estÁ¡ "escalando a economia global e se preparando para mostrar seu progresso com a Copa do Mundo e os Jogos OlÁ­mpicos".

Para o periÁ³dico britÁ¢nico, a lista de erros que levou Á  tragÁ©dia da madrugada de sÁ¡bado para domingo Á© enorme.

O FT questiona o fato de haver apenas uma saÁ­da (e ainda mal sinalizada) no clube, do teto ser feito de um material altamente inflamÁ¡vel e do extintor de incÁªndio ter falhado, segundo relatos das testemunhas. Para o jornal, se as regulamentaÁ§Áµes mais bÁ¡sicas tivessem sido seguidas, a tragÁ©dia poderia ter sido evitada.

O jornal, porÁ©m, chama atenÁ§Á£o para o uso do sputnik, o sinalizador comumente utilizado pela banda:

"Sem dÁºvida, qualquer idiota, em qualquer lugar, sabe que [usar fogos de artifÁ­cio em lugares fechados] Á© incrivelmente estÁºpido e perigoso", escreve.

Para o Financial Times, os brasileiros nÁ£o devem se culpar muito pelo incidente, jÁ¡ que "existem idiotas em todo o mundo e Á© difÁ­cil legislar contra eles". Entretanto, os eventos do final de semana deveriam servir para que o paÁ­s aplique suas regulaÁ§Áµes de maneira mais severa, escreve o FT.

A tragÁ©dia continua repercutindo no exterior e as notÁ­cias do incÁªndio estÁ£o entre as mais acessadas em sites como a da emissora norte-americana CNN.

A tragÁ©dia

O incÁªndio comeÁ§ou na madrugada de sÁ¡bado para domingo, por volta das 2h30, durante a apresentaÁ§Á£o da banda Gurizada Fandangueira na boate Kiss, em Santa Maria (RS).

Segundo relatos, o fogo teria sido causado por um sinalizador, conhecido como “sputnik”, usado pela banda, que usava efeitos pirotÁ©cnicos em seus shows. A faÁ­sca teria atingido o teto, cujo material acÁºstico Á© altamente inflamÁ¡vel, e se espalhado pela casa em poucos minutos.

    Fonte: Revista Exame
    Foto: Divulgação
    Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
    Postada dia 28/01/2013 às 17:49