Portalphb - Portal de Notícias de Parnaíba,Piauí,Brasil


Mão Santa governará segunda cidade do Piauí

Com uma população de 150 mil habitantes, Parnaíba é a segunda cidade mais populosa do Piauí, perdendo apenas para a capital Teresina. É um dos quatro municípios litorâneos do Piauí. Além das belezas naturais, apresenta um grande valor histórico para o Piauí, apresentando principalmente nas proximidades do Porto das Barcas inúmeros imóveis históricos que traduzem a importância de Parnaíba, chegando naquela época a ser mais importante do que a ex-capital Oeiras e sendo uma boa referência à Europa.

Desde 2012, Parnaíba vem crescendo em ritmo acelerado, tendo no início de 2014, inaugurado o seu primeiro shopping Center e retomando os voos em seu aeroporto internacional. Destaca-se pela bela paisagem, marcada pelos carnaubais e pela relativamente moderada atividade comercial e industrial. A cidade está localizada à margem direita do ``rio`` Igaraçú, que na verdade constitui o braço mais meridional do delta do Rio Parnaíba. Situada próxima ao litoral, a 13m de altitude 366 km de Teresina.

A principal atividade econômica de Parnaíba é a exportação de cera de carnaúba, óleo de babaçu, gordura de coco, folha de jaborandi, castanha de caju, algodão e couro. O município dispõe ainda de indústrias de produtos alimentícios e perfumaria tais como: Vegeflora, Leite Longá, Cobrasil, e PVP SA. Parnaíba foi agraciada com uma zona de processamento de exportação (ZPE) trazendo, assim, a sua velha imagem de grandes indústrias como no início do século XX.

O agronegócio vem ganhando destaque devido ao perímetro irrigado tabuleiros litorâneos onde são cultivados diversos tipos de culturas. Em 2009, Parnaíba foi considerada a cidade mais dinâmica do estado, a 5º da região Nordeste e a 32º do Brasil. Em 2011, Parnaíba foi a cidade com maior crescimento do Brasil, registrando índice de 229%. O turismo também vem contribuindo muito para crescimento do município, pois a cada ano vem se profissionalizando mais, atraindo assim mais visitantes de todas as partes do Brasil e do mundo.

Novos hotéis, resort e outros grandes empreendimentos estão sendo construídos. Os principais pontos turísticos são o Delta do Parnaíba, situado entre os estados do Maranhão e Piauí, formado pelo Rio Parnaíba, que tem 1.485 km de extensão, abre-se em cinco braços, envolvendo 73 ilhas fluviais. Tem paisagem exuberante, cheia de dunas, mangues e ilhas fluviais, garante o cenário paradisíaco dessa região do Maranhão e Piauí.

Já a Praia da Pedra do Sal, única situada na cidade de Parnaíba, fica a 15 km da sede do município parnaibano, se encontra na Ilha Grande de Santa Isabel, ilha fluvial do Delta do Parnaíba. O acesso é feito pela rodovia PI-116. A Pedra do Sal é dividida em duas partes: o lado Manso e o lado Bravo. O lado Manso tem poucas ondas, é de baixa movimentação e boas condições para pescaria e descanso. O lado Bravo é útil para esportes radicais como surf e asa delta.

O Porto fica à direita da ponte que liga a cidade à Ilha Grande de Santa Isabel. Com construções do século 18, desempenhou um papel preponderante na economia da região e do Nordeste, com grandes armazéns utilizados para estocagem de mercadorias importadas e de exportação, especialmente o comércio com Portugal, Espanha, Inglaterra e Alemanha.

Fonte: Postado por:Portalphb.com.br
Foto: Divulgação
Edição: Walter F. Fontenele/PortalPhb
Postada dia 22/12/2016 às 10:53